logotipo IPQ
imagem edificio
 
 
 . Documentos
 . Catálogo IPQ
 . Nova Abordagem
 . Metrologia
Pesquisa Global
Pesquisa Detalhada
Pesquisar . . .
pesquisas detalhadas


Museu de Metrologia


Logotipo do Ministério da Economia e da Inovação
 
O IPQ » Orgânica e Atribuições »

IPQ edita livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

English version
Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Este livro, agora editado pelo IPQ, para além da história em Portugal integra-a e relaciona-a com a história dos pesos e medidas em todos os continentes. Como refere Andrew Wallard (Director do BIPM) no seu Prefácio, “a história da metrologia é fascinante” e confunde-se com a história da humanidade.

A metrologia resulta da comparabilidade dos padrões de medida e dos instrumentos de medição e é produto do esforço de todos, e porque, como também refere Ernest Göbel (Presidente do PTB) no seu Prefácio, “todas as civilizações necessitam de medições fiáveis”, em cada civilização se desenvolveu um sistema e entre civilizações se estabeleceram relações de conversão dos sistemas.

Profusamente ilustrado e com uma qualidade gráfica excelente, com imagens de padrões e instrumentos de diferentes civilizações de várias partes do mundo, o leitor é conduzido ao longo da história da humanidade em geral e de Portugal em particular, através de uma leitura é fácil e de linguagem acessível a qualquer público não especializado, sem com isso se deturpar o rigor de conceitos tão caros aos metrologistas.

O IPQ, ao editar este livro em três línguas – português, inglês e alemão, procura com isso, como salienta Jorge Marques dos Santos na sua Mensagem, fazer chegar a um público muito vasto o conhecimento científico, recolhido ao longo do renascimento das instituições metrológicas em Portugal, pelo seu autor – António Cruz, bem como o valioso espólio que possui no seu Museu de Metrologia, nas instalações do Monte de Caparica.

Portugal, também na metrologia mundial, teve um papel não desprezável e porventura ainda mal conhecido e reconhecido ao disseminar pela primeira vez na história da humanidade, por todos os continentes, na época dos Descobrimentos, os seus padrões manuelinos nas trocas comerciais que foi estabelecendo. Tal como refere o autor na sua Nota, “espera-se que este trabalho abra pistas para respostas que faltam”.

Se pretender adquirir esta publicação, faça aqui a sua encomenda através da loja electrónica.

 


Política de Privacidade  | Responsabilidade (Disclaimer)  | Contactos
 Concepção e Desenvolvimento: IPQ / 4SIR - Sistemas de Informação Relacionais, Lda
última Actualização: 2012-03-15
Simbolo de acessibilidade à web D