logotipo IPQ
imagem edificio
 
 
 . Documentos
 . Catálogo IPQ
 . Nova Abordagem
 . Metrologia
Pesquisa Global
Pesquisa Detalhada
Pesquisar . . .
pesquisas detalhadas


Museu de Metrologia


Logotipo do Ministério da Economia e da Inovação
 
O IPQ » Orgânica e Atribuições »

NP 4469-1:2008
Sistema de gestão da responsabilidade social
Parte 1: Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização

O IPQ acabou de editar a NP 4469-1 relativa a “Sistemas de gestão da responsabilidade social. Parte 1: Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização”, elaborada pela Comissão Técnica 164 “Responsabilidade Social” e coordenada pelo ONS (organismo de Normalização Sectorial) APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

No quadro do desenvolvimento do projecto de Norma Internacional ISO 26000, que teve início em 2004, foi recomendado que cada país ou região criasse uma resposta de acordo com a sua realidade de modo a que as organizações possuíssem instrumentos localmente adaptados para a definição e implementação da responsabilidade social. Daqui decorre a decisão de propor uma Norma Portuguesa neste domínio.

A actividade das organizações gera impactes positivos e negativos ao nível económico, social e ambiental, à escala global.

A identidade das organizações, aliada à diversidade dos requisitos legais, levou a opinião pública a um maior grau de exigência sobre o seu desempenho, no sentido de adoptarem práticas socialmente responsáveis que vão para além do contexto legislativo local.

Para aplicação desta Norma entende-se como responsabilidade social as acções voluntárias das organizações tendo em vista a criação e maximização dos seus impactes positivos, bem como a redução ou eliminação dos seus impactes negativos.

A presente Norma especifica os requisitos para um sistema de gestão da responsabilidade social e é aplicável a organizações de todos os tipos e dimensões, podendo adaptar-se a diversas condições geográficas, culturais e sociais.

A finalidade global desta Norma é incentivar e orientar as organizações para uma actuação mais socialmente responsável, no contexto dos desafios do desenvolvimento sustentável.

Com o objectivo de permitir que a organização alinhe ou integre o seu próprio sistema de gestão da responsabilidade social com os requisitos de sistemas de gestão relacionados, para benefício dos seus utilizadores, a concepção da presente Norma teve em consideração as seguintes normas:

NP EN ISO 9001:2000, NP EN ISO 14001:2004, NP 4397:2001 e NP 4460-1:2007.

Pode adquirir estas normas na Loja Electrónica do IPQ.


Política de Privacidade  | Responsabilidade (Disclaimer)  | Contactos
 Concepção e Desenvolvimento: IPQ / 4SIR - Sistemas de Informação Relacionais, Lda
última Actualização: 2012-03-15
Simbolo de acessibilidade à web D