logotipo IPQ
imagem edificio
 
 
 . Documentos
 . Catálogo IPQ
 . Nova Abordagem
 . Metrologia
Pesquisa Global
Pesquisa Detalhada
Pesquisar . . .
pesquisas detalhadas


Museu de Metrologia


Logotipo do Ministério da Economia e da Inovação
 
O IPQ » Orgânica e Atribuições »

Dia Mundial da Metrologia

Em 20 de Maio de 1875, faz agora 133 anos, foi assinada a Convenção do Metro, tratado diplomático celebrado em Paris por dezassete países, entre os quais Portugal. Esta Convenção consagrou o Sistema Métrico decimal, designado Sistema Internacional de unidades a partir de 1960, de utilização universal e adoptado formalmente em Portugal em 1983.

O tema das Comemorações, que o IPQ em conjunto com a Faculdade de Motricidade Humana e o Instituto de Desporto de Portugal, organiza no dia 20 de Maio, é “A Metrologia e o Desporto”, tema este estabelecido pelo BIPM, organismo internacional responsável pela Convenção do Metro. 2008 é um ano olímpico, motivo principal para a escolha do tema deste ano.

A Convenção do Metro tem agora 51 países membros e 27 outros associados e, em 1999, foi celebrado um Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA) que consagra o reconhecimento e a equivalência dos certificados de calibração desses países, desde que participem em comparações interlaboratoriais internacionais regulares e tenham sistemas da qualidade segundo as normas internacionais aplicáveis.

Participam no programa do MRA que abrange, neste momento, 789 comparações em oito diferentes domínios, cerca de 185 Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) ou Laboratórios Designados que registaram 20 063 diferentes Capacidades de Medição e Calibração (CMC). Por Portugal, entre os LNM, conta-se o Laboratório Central de Metrologia do IPQ, responsável pelas grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, electricidade e mole e suas inúmeras derivadas e, entre os Laboratórios Designados, conta-se o Laboratório de Metrologia de Radiações Ionizantes e Radiação do ITN, responsável pelas grandezas da radioactividade. Ambos registaram já um total de 144 CMC. A estes Laboratórios está cometida a missão de reaizar as unidades de medidas das diferentes grandezas físicas e químicas e de as disseminar em todo o território nacional, assegurando o rigor e a rastreabilidade das medições efectuadas em todos os domínios.

As actividades de medição que a Metrologia congrega têm uma grande importância económica e social na vida das nações representando em média cerca de 5% do Produto Nacional Bruto nos países desenvolvidos. A vida dos cidadãos e das empresas está permanentemente dependente de medições, seja para satisfação das suas necessidades individuais ou colectivas, seja nas actividades do comércio, da produção, nas operações fiscais, de segurança, de saúde, ou ambientais. Em algumas destas actividades os Estados entendem regulamentar algumas, tornando obrigatória a verificação dos instrumentos de medição usados, actividade que se chama de Metrologia Legal. Em Portugal, a entidade responsável pela Metrologia Legal é o IPQ que coordena para o efeito cerca de 700 entidades e organismos, a vários níveis, na administração central, regional e local e ainda empresas do sector privado a quem foi reconhecido o estatuto de Organismo de Verificação Metrológica.


Política de Privacidade  | Responsabilidade (Disclaimer)  | Contactos
 Concepção e Desenvolvimento: IPQ / 4SIR - Sistemas de Informação Relacionais, Lda
última Actualização: 2012-03-15
Simbolo de acessibilidade à web D