Se não conseguir ver correctamente esta newsletter, clique aqui

EspaçoQ
Edição 69, Setembro, 2011
EspaçoQ
  boletim informativo mensal           edição Instituto Português da Qualidade
   
Logotipo do MEE

25 anos do IPQ


  Tema do Mês
 
 

Proposta de Regulamento relativo à Normalização Europeia em discussão no Conselho Europeu

A Comunicação da Comissão com a Estratégia sobre a Normalização Europeia até 2020 e uma proposta de Regulamento para a Normalização Europeia, integram o chamado “pacote da normalização”.

Num contexto de mudança global, a normalização Europeia tem evoluído de acordo com as necessidades europeias e continuará a fazê-lo no futuro. Nos anos mais recentes aumentou o enfoque e facilidade de integração das necessidades societárias, que são realçadas na proposta de Regulamento. Os benefícios económicos da normalização europeia têm sido evidenciados por vários estudos, sendo fundamental assegurar a sustentabilidade financeira do sistema para optimizar os seus benefícios. O sucesso do modelo da normalização europeia e a eficiência do sistema, servem os interesses dos stakeholders europeus e permitem a consolidação contínua do Mercado Único Europeu.

O importante papel que a normalização europeia desempenha no desenvolvimento e consolidação do Mercado Único Europeu e o suporte que dá às restantes políticas europeias, criaram uma forte ligação entre normalização e legislação, que justificam a actual avaliação do sistema europeu de normalização.

Relativamente à estratégia foi publicada pela Comissão Europeia a Comunicação COM (2011) 311 com o título “Uma visão para a normalização europeia: reforçar e acelerar o crescimento sustentável da economia europeia até 2020”, que constitui um documento final sobre as respostas legislativas e não legislativas aos desafios que a normalização europeia enfrenta na segunda década do século XXI.

A proposta de Regulamento para a Normalização Europeia COM (2011) 315, que se encontra em fase de discussão, procede a uma revisão e funde os seguintes instrumentos:

- Decisão do Conselho 87/EEC de 22 de Dezembro de 1986 sobre normalização na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que procura promover uma cooperação estreita no estabelecimento de normas técnicas nos sectores das TIC. Esta Decisão está já completamente ultrapassada.

- Directiva 98/34/CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa a um procedimento de informação no domino das normas e regulamentações técnicas e das regras relativas aos serviços da sociedade da informação, que estabelece a cooperação entre os três Organismos Europeus de Normalização (ESO) CEN, CENELEC e ETSI, os Organismos Nacionais de Normalização (NSB) e a Comissão. Contém, entre outros, um procedimento no campo das normas e está concebido de forma a monitorizar as novas actividades normativas introduzidas pelos organismos nacionais de normalização. Estão estabelecidos sistemas que permitem, principalmente, que os outros organismos comentem, participem no trabalho ou requeiram que se tome uma iniciativa a nível Europeu. O procedimento de informação desempenha ainda um importante papel no sentido de encorajar os organismos nacionais de normalização a trazerem as suas iniciativas para o nível Europeu. Contudo, a Directiva implica que esta cooperação esteja apenas prevista para normas sobre produtos e deverá ser estendida aos serviços. De notar contudo, que a parte da Directiva relativa à notificação das regulamentações técnicas não será alterada, por cair fora do âmbito do pacote.

- Decisão 1673/2006/EC do Parlamento Europeu e do Conselho de 24 de Outubro de 2006 sobre financiamento da normalização Europeia, que estabelece as regras no que diz respeito à contribuição da UE para o financiamento da normalização Europeia, de modo a que esta suporte a implementação de políticas específicas, medidas, acções e legislação Europeia. Algumas partes destas regras serão alteradas para assegurar maior flexibilidade, mas os elementos principais desta Decisão não serão tocados.

Interessa desde já realçar a importância deste Regulamento, que reforça o papel da normalização europeia para suportar e servir a competitividade da indústria europeia, constituindo as Normas Europeias um importante veículo para introduzir soluções ou produtos da inovação nos mercados. O envolvimento do sector privado no processo de normalização é crucial para manter a relevância de mercado do sistema e continuar a servir as necessidades de mercado e expandir a inovação. Este elevado envolvimento da indústria reflecte a sua satisfação com o que o actual sistema oferece e disponibiliza, pelo que é de saudar a atitude geral de evolução e não de revolução do sistema existente. O aspecto voluntário da normalização também é um aspecto muito importante a destacar. As normas europeias disponibilizadas pelos organismos europeus de normalização proporcionam soluções de qualidade e atempadas, embora se justifiquem medidas no sentido da melhoria da sua eficácia e eficiência. A singularidade do sistema baseado na implementação nacional de Normas Europeias não apenas abre o mercado, como também, devido à ligação estreita com os organismos de normalização internacional, fomenta o mercado global e reforça a competitividade global da indústria europeia.

   
  Ir para o topo  
  Publicações
   
  ISO Focus+
   
ISO Focus+ Setembro 2011

ISO Focus+ Setembro de 2011

Este número contém artigos que evidenciam a importância da utilização das normas para ajudar a gerar confiança em produtos e serviços disponíveis no mercado global e a fomentar a sua aquisição. Este é também o tema base do dia Mundial da Normalização, este ano dedicado a "International Standards - Creating Confidence Globally".

Pode aceder a esta publicação a partir do sítio web da ISO...


 
 

  Ir para o topo  
  Destaques  
     
 

Segurança dos serviços de aviação e aeroportos

Uma década passada sobre o trágico acontecimento do dia 11 de Setembro é por todos reconhecido que a segurança, sobretudo no sector da aviação civil, se tem tornado cada vez mais importante.

Com base nesta preocupação o Comité Europeu de Normalização (CEN) acabou de editar a Norma EN 16082 – Airport and aviation security services” que especifica os critérios de qualidade para a prestação de serviços de segurança na aviação civil e os requisitos para as empresas privadas de segurança em relação à sua organização e funcionamento, gestão de pessoal e gestão de contratos.

As próprias empresas de segurança estão cada vez mais empenhadas em proteger os passageiros, bagagem e carga em geral.

Esta Norma é a primeira do seu género em termos de âmbito e abordagem e defende que antes de mais a qualidade dos serviços de segurança se baseia no factor humano e não apenas na instalação de equipamento de alta tecnologia.

Este documento que contou na sua elaboração com a participação e envolvimento das partes interessadas, que será de aplicação voluntária, mas a sua utilização com certeza irá fornecer aos clientes orientações que suportarão a sua escolha não apenas pelo preço mais baixo, mas pela relação qualidade/preço dos serviços de segurança.

Encomende esta norma através do e_mail vendas@mail.ipq.pt...


Regresso às aulas em segurança

Regresso às aulas em segurança

Aproximando-se o início do novo ano lectivo, a Direcção-Geral do Consumidor (DGC), enquanto entidade pública responsável pela protecção da saúde e segurança dos consumidores lançou, em conjunto com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, uma campanha de divulgação sobre os cuidados a ter na escolha, compra e utilização de artigos escolares e emitiu alguns conselhos quanto à prevenção de riscos para a saúde e segurança das crianças e jovens em idade escolar.

Considerando a importância deste tema, o IPQ associa-se a esta campanha, chamando a atenção para os aspectos relevantes do folheto da DGC.

Consulte o folheto da Direcção-Geral do Consumidor...


 
     
  Ir para o topo  
  Notícias
     
 

Documentos normativos relevantes editados recentemente

No âmbito do conjunto de documentos normativos recentemente editados, destacamos pela sua relevância:

ISO 11037:2011 Sensory analysis – Guidelines for sensory assessment of the colour of products
O Organismo Internacional de Normalização (ISO), acaba de editar esta Norma, que se traduz numa ferramenta poderosa para a indústria, que necessita de utilizar a análise sensorial na sua actividade, pois permitirá a comparação da cor dos produtos avaliados, em qualquer parte do mundo e por diferentes observadores. Os requisitos descritos na Norma são aplicáveis a produtos nos estados sólido, semi-sólido, em pó, líquido e com as características físicas opacos, translúcidos, transparentes, de natureza turva, bem como mate ou brilhante.

NP EN 12792:2011 Ventilação de edifícios. Símbolos, terminologia e simbologia gráfica
Esta Norma Portuguesa acabada de editar pelo IPQ é uma importante ferramenta para o sector, pois contém a totalidade dos símbolos, terminologia e unidades utilizados nas Normas Europeias de ventilação de edifícios.

NP EN 13670:2011 Execução de estruturas de betão
Acabada de editar pelo IPQ, a presente Norma fornece requisitos comuns para a execução de estruturas de betão, aplicando-se tanto às construções no estaleiro da obra como às que utilizem elementos prefabricados de betão. Para além disso tem ainda três funções:
a) veicular para o construtor o conjunto dos requisitos estabelecidos pelo projectista durante a concepção, isto é, estabelecer a ligação entre o projecto e a execução;
b) disponibilizar um conjunto de requisitos técnicos normalizados para a execução quando da contratação de uma estrutura de betão;
c) servir o projectista com uma lista de verificações de forma a assegurar que este fornece ao construtor toda a informação técnica necessária para a execução da estrutura.

Consciente da importância de normas como esta para o sector da construção o IPQ, no próximo mês de Outubro, irá editar um CD que conterá as Normas mais relevantes na área do betão, a maior parte das quais referidas em legislação.

Encomende estas normas através do e_mail vendas@mail.ipq.pt...


Acessibilidade em “ambiente construído”

A Comissão Europeia dirigiu ao Comité Europeu de Normalização (CEN), ao Comité Europeu de Normalização Electrotécnica (CENELEC) e ao Organismo Europeu de Telecomunicações (ETSI) um mandato de normalização (M/420) que tem por objectivo a definição de políticas de apoio aos deficientes, no que diz respeito a requisitos de acessibilidade constantes em contratos públicos em “ambiente construído”.
O trabalho no âmbito deste mandato será desenvolvido em duas fases.

A primeira fase prevê a elaboração de um inventário sobre normas europeias e internacionais de acessibilidade em “ambiente construído” já existentes e estudos de viabilidade para explorar áreas em falta. Esta fase terminará com a realização de uma reunião aberta que envolverá as partes interessadas por forma a divulgar os resultados obtidos.

A segunda fase tem por objectivo o desenvolvimento de outras normas europeias sobre os requisitos funcionais e critérios de desempenho técnico que se tornarão num reforço ao apoio das políticas subjacentes a este Mandato.

Consulte o sítio web do CEN...


Projecto Juventude

Ligação para o sítio web do Projecto Juventude

Como foi largamente noticiado, no passado dia 1 de Julho realizou-se nas instalações do IPQ a sessão de entrega dos prémios aos vencedores da terceira edição do Projecto “Saber com Normas”, que contou mais uma vez com o patrocínio do Instituto Electrotécnico Português (IEP).
Com o começo do novo ano lectivo o Normi vai de novo para a rua.

Dando continuidade à colaboração com o Ministério da Educação, através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular o IPQ, pelo quarto ano consecutivo, vai lançar o desafio às escolas do ensino secundário através da realização de trabalhos no âmbito da normalização.

Mais informações poderão ser obtidas através da consulta do sítio web www.ipq.pt – Projecto Juventude ou através do e-mail mjgraca@mail.ipq.pt.



Dia Mundial da Normalização

Dia Mundial da Normalização 2011

No próximo dia 14 de Outubro e como é habitual, comemora-se o Dia Mundial da Normalização, este ano subordinado ao tema “International standards – Creating confidence globally”, realizado por iniciativa do Organismo Internacional de Normalização (ISO), do Comité Electrotécnico Internacional (IEC) e da União Internacional de Telecomunicações (ITU). Este evento será objecto de Tema do Mês no próximo número do ESPAÇO Q.


APSEI divulga normalização no sector da segurança

Para assinalar o seu primeiro ano de actividade enquanto Organismo de Normalização Sectorial, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança Electrónica e de Protecção Incêndio escolheu como tema do seu 10º Fórum, a realizar no próximo dia 9 de Novembro, a “Normalização da Segurança em Portugal”. Este evento tem lugar no Auditório do Instituto Português da Qualidade (IPQ), no Monte de Caparica e contará com a presença de vários intervenientes nacionais e internacionais do sector da normalização.

O Fórum terá início às 10:00 e a abertura estará a cargo de Jorge Marques dos Santos, Presidente do Conselho Directivo do IPQ, que vai abordar a importância da normalização para o desenvolvimento económico português.

No decorrer do evento serão apresentados temas sobre a marcação CE e a Directiva dos produtos de construção, sinalização de segurança, sistemas de detecção e alarme de incêndios, ensaios de resistência ao fogo e método de cálculo de ventilação de impulso em parques de estacionamento.

Neste Fórum será ainda divulgada, em primeira mão, a nova versão da norma NP 4413 “Manutenção de extintores” que descreve os requisitos de certificação do serviço de manutenção de extintores. Ainda no âmbito da certificação, será também apresentada a nova norma sobre requisitos de certificação da comercialização, instalação e manutenção de produtos, equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio.

Na opinião da secretária-geral da APSEI, Maria João Conde, “o enquadramento pertinente e actual dos temas do 10º Fórum certamente não deixará indiferentes os projectistas de segurança, os responsáveis pela segurança de edifícios, os técnicos de higiene e segurança no trabalho e os profissionais do ramo da segurança”.

De destacar ainda a presença de dois convidados internacionais, que participam regularmente em comissões do CEN - Comité Europeu de Normalização e que testemunharão o funcionamento do processo de normalização ao nível europeu nos temas ligados à segurança.

As inscrições para o 10º Fórum APSEI são gratuitas e podem ser efectuadas brevemente através do sítio web da APSEI em www.apsei.org.pt.

Consulte o programa deste evento...


Os Equipamentos de Protecção Individual e a Marcação CE

Roupas para manuseio de produtos químicos

O tema da próxima edição do Fórum Têxteis do Futuro, que terá lugar na Alfândega do Porto a 28 e 29 de Setembro próximo no âmbito do 38º MODTISSIMO, é dedicado aos Equipamentos de Protecção Individual – EPI.

O fabrico e comercialização destes produtos, nomeadamente, vestuário e acessórios de elevado conteúdo técnico, associado à utilização de materiais de alta performance, são regulamentados por uma Directiva europeia (Directiva 89/686/CEE alterada pelas Directivas 93/68/CEE, 93/95/CEE e 96/58/CE), transposta para o direito nacional pelo Decreto Lei nº 139/95, alterado pelo
Decreto-Lei 374/98, e prevêem a obrigatoriedade de aposição da marcação CE nesses produtos.

Face à relevância do tema, que se enquadra no âmbito de uma vasta campanha de divulgação sobre o mesmo que o IPQ tem levado a cabo desde meados de 2010, foi a Vogal do Conselho Directivo, Maria José Brito, convidada pelo CITEVE a participar como oradora na iniciativa “tertúlia sobre EPI” integrada no evento, com uma apresentação sobre “O que é a Marcação CE? ”.

No âmbito do fórum decorrerão outras iniciativas interessantes, destacando-se a exposição ao público de alguns produtos recentemente apresentados em Frankfurt no certame TECHTEXTIL/AVANTEX 2011, e objecto de prémios inovação, de que se salienta um fato para motociclistas, inovador, de alta visibilidade por incorporação de LEDS, ou um demonstrador sobre os materiais têxteis usados em capacetes de motociclismo.

Consulte o programa deste evento...


Cooperação com a Tunísia na área da metrologia legal

Foi realizada uma acção de formação na área do Controlo Metrológico Legal de Tacógrafos (Analógicos e Digitais), Sistemas de Gestão de Parques de Estacionamento, Parquímetros e Taxímetros para 3 técnicos da ANM (Agência Nacional de Metrologia), no quadro do Plano de Acção bilateral IPQ – ANM , ao abrigo do Protocolo de Cooperação assinado em 2008.

Esta acção teve lugar de 26 a 29 de Julho, tendo tido uma componente teórica e outra prática e contado com a colaboração de técnicos da DRELVT/Unidade de Metrologia Legal e de 5 entidades qualificadas pelo IPQ, a Multifrota, Instituto de Soldadura e Qualidade, Labcal, Mecânica de Taxímetros e Serviço de Metrologia da Câmara Municipal de Lisboa.

Foi apresentado o Sistema que se encontra implementado para a Qualificação de Entidades, designadamente o seu processo de qualificação e a metodologia seguida nas auditorias.

A formação teórica envolveu diversos modelos de equipamentos (parquímetros, sistemas de gestão de parques de estacionamento, taxímetros e tacógrafos), tendo sido também abordada a metodologia seguida nas Aprovações de Modelo e referidas as inscrições, marcações e esquemas de selagem (fisica e informática), de acordo com o previsto na legislação em vigor.

Foram ainda abordados os modelos de taxímetros com e sem Aprovação MID e explicadas as consequências da implementação desta Directiva no Controlo Metrológico dos taxímetros.

Os formandos tiveram ainda a oportunidade de trabalhar com diversos modelos de tacógrafos analógicos e digitais, através da simulação do seu funcionamento real nos Kit´s de formação, tendo também sido feita a interpretação dos pictogramas dos diversos tipos de tempos (trabalho, repouso e outros) nos talões emitidos. Foram apresentados os diversos tipos de cartões aplicáveis (cartão de centro de ensaio, cartão de empresa, etc), suas funcionalidades e compatibilidade.

Os formandos acompanharam também, no terreno, verificações metrológicas reais, a um taxímetro e a um sistema de gestão de parques de estacionamento, realizadas por 2 entidades qualificadas.


Formação em Calibração de Material Volumétrico

Decorreu de 25 a 29 de Julho no Laboratório Central de Metrologia do IPQ uma formação em Calibração de Material Volumétrico, organizada pelo Laboratório de Volume para técnicos angolanos da empresa Sonangol.

Esta formação, com duração de 5 dias úteis teve como objectivo transmitir conhecimentos práticos e teóricos na calibração de instrumentos volumétricos de vidro (balões volumétricos, provetas, pipetas, buretas) com base na norma NP EN ISO 4787: 2011 - Vidraria de laboratório. Instrumentos volumétricos. Métodos para ensaio da capacidade e para utilização.

No quadro desta acção os formandos tiveram a oportunidade de realizar ensaios práticos no laboratório que incluíram a calibração pelo método gravimétrico dos instrumentos acima referidos.


Reunião final do ECI – Calibração de paquímetros com gama de medição elevada

Como Instituição Nacional de Metrologia, ao Instituto Português da Qualidade (IPQ) compete, garantir o rigor e a exactidão das medições realizadas, assegurando a sua comparabilidade e rastreabilidade, a nível nacional e internacional. Para a realização deste objectivo, desde 2005 que o IPQ em cooperação com a RELACRE tem actuado, como Entidade com a responsabilidade técnica, na realização de vários ensaios de comparações inter-laboratoriais (ECI), nomeadamente na área de Metrologia Dimensional.

A realização de ECI de medição de padrões ou equipamentos de medição permite-nos avaliar a compatibilidade dos resultados de medição e é uma ferramenta essencial no estabelecimento da confiança mútua entre os serviços de calibração prestados pelos diferentes laboratórios de ensaio e calibração.

A nível nacional existem 23 laboratórios acreditados na área de Metrologia Dimensional abrangendo actividades metrológicas dentro dos vários subdomínios desta área, incluindo: medições angulares, lineares, de defeito de forma e geometria complexa. Com base nos serviços de calibração prestados pelos laboratórios acreditados, o laboratório de Comprimento do IPQ coordenou tecnicamente 9 ECI’s, nestes últimos anos.

Ao abrigo desta cooperação, no passado dia 20 de Julho decorreu no IPQ, a reunião final de mais um ECI entretanto concluído, o ECI- Calibração de paquímetros (craveira) com gama de medição elevada, e que contou com a presença de representantes da RELACRE e dos laboratórios participantes.

A realização dos ECI tem-nos permitido avançar no estabelecimento do tratamento estatístico a aplicar na avaliação dos valores de referência e na selecção dos testes de consistência, garantindo-se também a actualização dos métodos e procedimentos de medição, tendo em conta as evoluções normativas.

Para o corrente ano encontram-se agendadas dois novos ECI´s na área de Metrologia Dimensional: Calibração de micrómetros de interiores e Calibração de blocos-padrão por comparação diferencial.

Consulte o resumo do ECI - Calibração de paquímetros com gama de medição elevada...


Ciclo de Conferências “Health Care Quality”

Realizou-se no passado dia 9 de Setembro, no INFARMED, a quarta conferência integrada no Ciclo de Conferências “Health Care Quality”, dedicada ao tema “Healthcare Improvement with Limited Resources”, que teve como orador Blanton Godfrey, Professor da North Carolina State University College of Textiles, EUA.

Este evento dedicado à qualidade dos cuidados de saúde foi promovido pela Comissão Sectorial para a Saúde (CS/09) do Sistema Português da Qualidade, Escola Nacional de Saúde Pública e Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio da Direcção Geral da Saúde e da Administração Central do Sistema de Saúde.

O debate centrou-se nas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a prestação dos cuidados de saúde, reduzindo custos, ao mesmo tempo que se aumenta a qualidade.

A próxima conferência deste ciclo terá lugar no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 18 de Outubro e contará com a participação de Alan Maynard, Professor da Hull York Medical School, do Reino Unido que abordará o tema “Pay-For Performance: How To Handle Incentives For Quality?”

Consulte o sítio web deste evento...


O IPQ vai estar presente na Conferência “Sustentabilidade na Reabilitação: O novo paradigma do mercado da construção”

Nos próximos dias 29 e 30 de Setembro, organizado pela iiSBE Portugal - Iniciativa Internacional para a Sustentabilidade do Ambiente Construído, vai ter lugar em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações) a Conferência “Sustentabilidade na Reabilitação: O novo paradigma do mercado da construção”.

A iiSBE Portugal é uma associação sem fins lucrativos, que promove várias iniciativas relacionadas com a construção sustentável. Tem por objectivo apresentar e constituir um Fórum nacional de discussão de iniciativas, que se desenvolvem nas diversas entidades locais e regionais.

Nesta conferência irão ser focados os desafios emergentes, novas abordagens, soluções tecnológicas e prioridades políticas que permitirão aos diversos intervenientes do mercado da construção enfrentar o actual contexto ambiental, sociocultural e macroeconómico.

Os temas em debate serão apresentados em nove grandes painéis: “Normalização, desafios e tendências de mercado”, “Ciclo de vida dos materiais, produtos e tecnologias construtivas I e II”, “O LCA na avaliação da sustentabilidade da construção”, “Regeneração urbana sustentável”, “Sustentabilidade e eficiência energética”, “Materiais e tecnologias para a construção sustentável”, “Obras de referência em Portugal” e “Avaliação e reconhecimento da construção sustentável”. Numa Mesa Redonda debater-se-á ainda “O novo paradigma do mercado da construção e reabilitação”.

Os principais destinatários desta conferência serão todos os intervenientes do sector da construção e reabilitação, nomeadamente projectistas, empresas de construção, promotores imobiliários, consultores produtores, centros de I&D, municípios, associações empresariais e clientes.

Consulte o sítio web deste evento...


 
  Ir para o topo
  Eventos  
     
     
 

"Uso Sustentável de Pesticidas - Protecção dos Recursos Hídricos"

A Comissão Sectorial para a Água (CS/04) e o Instituto Português da Qualidade (IPQ) promovem no dia 12 de Outubro de 2011, um Encontro Técnico subordinado ao tema “Uso Sustentável de Pesticidas - Protecção dos Recursos Hídricos”.

O evento terá lugar no Auditório do IPQ e visa promover o debate entre as diferentes partes interessadas, de modo a dar a conhecer o estado de desenvolvimento dos Planos de Acção Nacionais e as medidas que estão a ser definidas com vista ao uso sustentável de pesticidas e protecção das origens de água.

Este Encontro dirige-se preferencialmente a profissionais de ambiente e saúde pública, autarcas, técnicos de administração pública central e regional, técnicos de entidades municipais, entidades e empresas ligadas ao uso da água, docentes, investigadores e estudantes.

As inscrições decorrem até dia 7 de Outubro e podem ser formalizadas através do email eventos@mail.ipq.pt ou do fax 212 948 223.

Consulte o programa e a ficha de inscrição ...


"Controlo de Descargas de Águas Residuais Urbanas nos Meios Hídricos"

A Comissão Sectorial para a Água (CS/04), o Instituto Português da Qualidade (IPQ), em conjunto com a Comissão Especializada dos Serviços de Água (CESA) da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (CESA/APRH), promovem ainda um outro Encontro Técnico subordinado ao tema “Controlo de Descargas de Águas Residuais Urbanas nos Meios Hídricos”, no dia 26 de Outubro de 2011, no Auditório do IPQ.

Dirigindo-se ao mesmo público alvo, este Encontro pretende abordar o problema das descargas de águas residuais urbanas e os sistemas de drenagem e dar uma panorâmica de acções e medidas adoptadas para a melhoria do funcionamento dos sistemas em tempo de chuva e mitigação das descargas não tratadas.

As inscrições decorrem até ao dia 21 de Outubro e podem ser formalizadas através do email eventos@mail.ipq.pt ou do Fax 212 948 223.

Consulte o sítio web deste Instituto...


Encontro “Um Ensino Superior para o Século XXI: Diferentes Olhares”

A Comissão Sectorial para a Educação e Formação (CS/11) e o Instituto Português da Qualidade promovem, no próximo dia 19 de Outubro de 2011, no Pólo II da Universidade de Coimbra um Encontro subordinado ao tema “Um Ensino Superior para o Século XXI: Diferentes Olhares", sob o patrocínio da Universidade de Coimbra, a Delta Cafés e a Associação Nacional de Professores.

Tendo como tema de fundo a Qualidade no Ensino Superior, este evento procura reunir a participação dos três segmentos de actores que intervêm de forma directa na gestão das instituições de ensino superior: académicos, estudantes e gestores/quadros técnicos não académicos, em torno de um conjunto de tópicos identificados como particularmente relevantes na actualidade. Os oradores e comentadores convidados, assim como os moderadores das sessões, membros do Grupo de Trabalho (GT2) da CS/11, representam a diversidade de instituições de ensino superior em Portugal.

O Encontro encontra-se organizado em 4 painéis dedicados às seguintes temáticas: 1º “Estratégia: O caso da Universidade de Coimbra”; 2º “Internacionalização – Mobilidade – Financiamento”; 3º “Qualidade – Rankings – Competitividade – Redes”; 4º “Responsabilidade social – Equidade – Acesso – Financiamento”.

A participação é gratuita, devendo a inscrição ser efectuada até ao dia 14 de Outubro através do email eventos@mail.ipq.pt ou do Fax 212 948 223.

Consulte o programa e a ficha de inscrição...


  Ir para o topo
  Formação  
     
     
 

 

Formação em IDI Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Logo do IPQ, da APQ e da COTEC

Continuam abertas as inscrições para as acções de formação organizadas pela parceria IPQ - Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) - Associação Empresarial para a Inovação (COTEC Portugal) no âmbito da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) que terão lugar nas instalações do IPQ, na Caparica, no segundo semestre deste ano.

O curso de “Implementação de Sistemas e Gestão de Projectos IDI” será o primeiro a realizar-se e decorrerá nos dias 24 a 27 de Outubro. O curso de “Auditoria a Sistemas de Gestão e Projectos IDI” terá lugar nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 23 de Novembro.

Os respectivos programas destas acções, onde foram introduzidas algumas alterações de melhoria, decorrentes da experiência das acções anteriormente realizadas, estão disponíveis nos sites do IPQ, da APQ e da COTEC bastando, para se inscrever, preencher a ficha de inscrição disponível no sítio web do IPQ.

Consulte o programa da formação em Implementação de Sistemas de Gestão e Projectos IDI...

Consulte o programa da formação em Auditorias a Sistemas de Gestão e Projectos IDI ...

Ficha de Inscrição...


Curso de experimentadores metrologistas

Continuam abertas as inscrições para o Curso de Experimentadores Metrologistas, que decorrerá no Porto, nas instalações da Direcção Regional de Economia do Norte, de 7 a 18 de Novembro.

O curso destina-se preferencialmente a candidatos provenientes de autarquias, Organismos de Verificação Metrológica e as Direcções Regionais da Economia, entidades que integram o Sistema de Metrologia Legal, e tem como objectivo dar a conhecer a regulamentação metrológica, contribuindo para a melhoria dos serviços de controlo metrológico prestados por estas entidades.

Participe e garanta o seu lugar. As vagas são limitadas à capacidade da sala.

Consulte o programa...

Ficha de Inscrição...


 
  artigos  
     
     
 

Artigo sobre "A importância da Metrologia na Saúde' da autoria de Maria do Céu Ferreira - Unidade de Metrologia Legal, Instituto Português da Qualidade (IPQ), apresentado em comunicação oral na VII – Conferência Estatística e Qualidade na Saúde que decorreu na Aula Magna do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, nos dias 19 e 20 de Maio.

A importância da metrologia na saúde

“As medições físicas, químicas e biológicas são fundamentais no diagnóstico, na prevenção e tratamento de doenças, na avaliação do risco e monitorização dos pacientes. Neste contexto, os resultados das medições são de uma relevância inquestionável, devendo ser exatos, reais e comparáveis. Este artigo apresenta o enquadramento legal dos equipamentos médicos com função de medição, em Portugal e no contexto Europeu, e consequente relevância da rastreabilidade metrológica das medições realizadas com os mesmos."

Leia o artigo ..(pdf)
  Ir para o topo  
     
 

  Legislação
 

Legislação Nacional

Código do IRS

Lei 49/2011, de 2011-09-07
Aprova uma sobretaxa extraordinária sobre os rendimentos sujeitos a IRS auferidos no ano de 2011, alterando o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442-A/88, de 30 de Novembro.

Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional

Declaração de Rectificação 29/2011, de 2011-09-02
Rectifica o Decreto-Lei n.º 86-A/2011, de 12 de Julho, da Presidência do Conselho de Ministros, que aprova a Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 132, suplemento, de 12 de Julho de 2011.

Decreto-Lei 86-A/2011, de 2011-07-12
Aprova a Lei Orgânica do XIX Governo Constitucional.

Alteração à Lei do Orçamento do Estado 2011

Lei 48/2011, de 2011-08-26
Procede à primeira alteração à Lei do Orçamento do Estado para 2011, aprovada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro, no âmbito da iniciativa de reforço da estabilidade financeira.

Nemátodo da madeira do pinheiro

Decreto-Lei 95/2011, de 2011-08-08
Estabelece medidas extraordinárias de protecção fitossanitária indispensáveis ao controlo do nemátodo da madeira do pinheiro.

Simplificação do acesso a profissões

Decreto-Lei 92/2011, de 2011-07-27
Estabelece o regime jurídico do Sistema de Regulação de Acesso a Profissões (SRAP).

Controlo metrológico de tanques de navios

Decreto-Lei 89 /2011, de 2011-07-20
Revoga o regime de controlo metrológico da calibração de tanques de navios previsto na Portaria n.º 98/91, de 2 de Fevereiro, transpondo o artigo 1.º da Directiva n.º 2011/17/UE, do Parlamento Europeu e da Comissão, de 9 de Março.


Legislação Europeia

Equipamento sob pressão

Comunicação 2011/C 266/01, JOUE C 266, de 2011-09-09
Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da Directiva 97/23/CE.

Equipamento eléctrico de baixa tensão

Comunicação 2011/C 256/01, JOUE C 256, de 2011-08-31
Publica a lista de normas harmonizadas no âmbito da Directiva 2006/95/CE.

 
     
  Sabia que...
     
 

a Biometria, do grego Bios = vida e metron = medida, consiste no estudo estatístico das características biológicas, físicas e comportamentais dos seres vivos, em mecanismos de identificação?

Até aos dias de hoje, uma das formas de identificação mais usada é a aplicação de códigos e palavras-chave. Actualmente, cada vez mais se recorre à biometria como a forma mais confiável de autenticação. As duas tecnologias de autenticação mais comuns é a da íris e a da impressão digital.

A íris é o anel colorido que circunda a pupila do olho. Cada íris possui uma estrutura única, caracterizando um padrão complexo. Pode ser uma combinação de características específicas como coroa, glândula, filamentos, sardas, sulcos radiais e estrias, características altamente complexas e únicas.

A impressão digital, formada ainda quando feto, acompanha a pessoa por toda a sua vida, sem apresentar grandes mudanças. Ela é constituída por vários sulcos, que na sua formação apresentam diferenças chamadas de pontos de minúcia, ou seja, aquelas partes em que os sulcos se dividem (vales) ou onde terminam (terminação). Cada um destes pontos tem características únicas que podem ser medidas.

Mas como podemos garantir a segurança e a privacidade na gestão e processamento das informações biométricas?

A Norma ISO/IEC 24745:2011 “Information technology – Security techniques. Biometric infomation protection” contém especificações a nível da análise de ameaças e contramedidas inerentes à aplicação de modelos biométricos, requisitos de segurança para a ligação entre uma referência biométrica e a identidade do indivíduo, modelos de aplicação de sistemas biométricos em diferentes cenários com armazenamento e comparação de referências biométricas e ainda orientações sobre a protecção da privacidade de um indivíduo durante o processo de informação biométrica.

Encomende esta norma através do e_mail vendas@mail.ipq.pt...

 
  Ir para o topo  
     





   
   
   
   
Índice  
   
tema do mês  
publicações  
destaques  
notícias  
eventos  
formação  
artigos  
legislação  
sabia que...  
   

Agenda
 
   

 

Setembro
21 e 22 | Standard Days, Centro de Congressos do CEN-CENELEC
Bruxelas, Bélgica

 

27 a 30 | Metrologia 2011, SBM, INMETRO, IMEKO
Cidade de Natal, Brasil

 

28 e 29 |Forum Têxteis do Futuro, CITEVE
Porto, Portugal

 

29 e 30 | Sustentabilidade na Reabilitação Urbana: o novo paradigma do mercado da construção, iiSBE
Lisboal, Portugal

 

30 | 22ª Edição do Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça, APCOR
Lisboa, Portugal

 
Outubro
3 a 6 | 15º Congresso Internacional de Metrologia, Collège Français de Métrologie “Added value through better measurement” Cité des Sciences et de l'Industrie,
Paris, França
 
12 | Encontro Técnico "Uso Sustentável de Pesticidas - Protecção dos Recursos Hídricos”, IPQ/CS04,
Caparica, Portugal
 
12 a 15 | 4ª Conferência Internacional "The Competence of Laboratories", CROLAB,
Cavtat/Dubrovnik, Croácia
 
19 |Encontro "Um Ensino Superior para o Século XXI: Diferentes Olhares", IPQ/CS11
Coimbra, Portugal
 
26 | Encontro Técnico “Controlo de Descargas de Águas Residuais Urbanas nos Meios Hídricos", IPQ/CS04,
Caparica, Portugal
 
Novembro
8 e 9 | 1º "European Gender Summit",
Bruxelas, Bélgica
 
9 | 10º Forum "Normalização da Segurança em Portugal" APSEI ,
Caparica, Portugal
 
11 | 4º Encontro Nacional SPMet, “Metrologia – Suporte da Competitividade na Indústria”, IPIMAR
Lisboa, Portugal
 
2012
Março
8 e 9 | 8 º Congresso Internacional em Metrologia Dimensional Industrial, METROMEET
Bilbao, Espanha
 
 

 

 
   
   
   
   
   
   
LOJA IPQ  

O IPQ está a proceder a uma reestruturação da sua loja electrónica e brevemente voltaremos a disponibilizar este serviço, com novas funcionalidades e benefícios para os nossos clientes. Entretanto, envie-nos a sua encomenda de normas para o endereço: vendas@mail.ipq.pt ou através do fax: 212 948 260.

Lembramos que poderá efectuar pesquisa de normas portuguesas através do Catálogo IPQ.

Pedimos desculpa pelo incómodo causado.

 
   

Listas
 
   

LISTAS MENSAIS

 

Agosto
Notificações


 

Setembro

 
Lista mensal de documentos normativos (pdf)

Notificações (pdf)

A Lista mensal das Notificações tem como objectivo divulgar e tornar públicas as Regras Técnicas efectuadas pelos Estados-membros da UE (União Europeia), da EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), de modo a promover a sua harmonização e, assim, evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Esta Lista decorre da obrigatoriedade de divulgação desta matéria através do Decreto-Lei nº 58/2000, de 18 de Abril que transpôs para a ordem jurídica interna as Directivas 98/48/CE e 98/34/CE. A sua estrutura foi melhorada, de modo a facilitar a sua consulta.

 
 
 
 
 
NORMAS EDITADAS EM JULHO/AGOSTO
Catálogo IPQ


 


   
   
IPQ no Mundo  
   
 

Reunião do Subcomité do domínio da Tensão DC e Metrologia Quântica no âmbito da EURAMET

Decorreu em Berlim, Alemanha, entre 18 e 20 de Maio de 2011 a reunião bianual do subcomité técnico do domínio da Tensão DC e Metrologia Quântica, no âmbito do Comité Técnico da Electricidade da EURAMET, no qual Portugal tem representação, tendo como Laboratório Nacional de Metrologia (LNM) anfitrião o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB).
Salienta-se como aspecto de particular relevância o facto de ter sido aproveitada a oportunidade de juntar os especialistas daqueles domínios para partilha de discussões técnicas acerca dos projectos EMRP tornando-se um encontro de disseminação conjunta de informação técnica sobre os mesmos.

Ler mais...(pdf)


 
 
 

 
 
 

Edições IPQ
 

Normas sobre pintura anti-corrosiva

Colectânea – Protecção Anticorrosiva de Estruturas de Aço por Esquemas de Pintura.
Faça a sua encomenda através do endereço vendas@mail.ipq.pt.


Promoção de normas sobre sistemas de tubagem de plástico

Colectânea – Sistemas de Tubagens de Plástico (PVC-U).
Faça a sua encomenda através do endereço vendas@mail.ipq.pt.


Colectânea de Eurocódigos em DVD

Este DVD contém os 16 Eurocódigos Estruturais recentemente publicados pelo IPQ. Pode adquiri-lo através do endereço vendas@mail.ipq.pt.

   

Colectânea de normas sobre documentação

Publicação "Normas Portuguesas de Documentação e Informação". Faça a sua encomenda através do endereço vendas@mail.ipq.pt.

   

Livro sobre Pesos e Medidas em Portugal

Publicação que conta a História dos Pesos e Medidas em Portugal. Faça a sua encomenda através através do endereço vendas@mail.ipq.pt.

   


Vocabulário Internacional de Metrologia Legal


 

 

 


Download desta publicação...(pdf)

 


Vocabulário Internacional de Metrologia Legal

 

 

 


Download desta publicação...(pdf)

 
   
   
 
   
 
   
 
   
 
   
   
   
   

Clientes IPQ
 
   

Normas sobre Energia

Promoção de normas sobre energia

Nota de encomenda ...


Normas sobre Acústica

Promoção de normas sobre Sistemas de Gestão de Energia

Nota de encomenda ...


 

ACTUALIZAÇÃO DO CATÁLOGO

Catálogo IPQ

A actualização do Catálogo de Setembro já começou a ser enviada.

Lembramos que, quem não tem ainda o Catálogo instalado, deverá usar o link para instalação do Catálogo (cerca de 14 MB). Quem já tem o Catálogo precisa apenas de fazer a actualização da base de dados (cerca de 3 MB).

Se ainda não recebe o Catálogo, inscreva-se já como Correspondente. Além do Catálogo de Normas IPQ, passará a receber informação especializada na área da qualidade e poderá beneficiar de descontos significativos na aquisição de documentos normativos.

Preencha a ficha de inscrição e envie-a para correspondente@mail.ipq.pt.

ASSINATURA DO ESPAÇO Q

O Espaço Q é uma newsletter mensal do IPQ dedicada à divulgação do Sistema Português da Qualidade (normalização, metrologia, qualificação), editada em formato electrónico e enviada por email.

O Espaço Q está disponível para quem quiser receber regularmente informações actualizadas na área da Qualidade.

Contamos com o seu contributo, enviando-nos as suas críticas/sugestões para espacoq@mail.ipq.pt

Se ainda não é assinante e deseja passar a receber o Espaço Q mensalmente, efectue a sua inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

Se desejar, poderá anular a inscrição para espacoq@mail.ipq.pt.

 
   
EDIÇÕES ANTERIORES  
Nº 68 | Julho de 2011
Nº 67 | Junho de 2011
Nº 66 | Maio de 2011
Nº 65 | Abril de 2011
Nº 64 | Março de 2011
Nº 63 | Fevereiro de 2011
Nº 62 | Janeiro de 2011

Consulte todas...
 
   

FICHA TÉCNICA

Edição/Produção
IPQ
Rua António Gião, nº 2, 2829-513, Caparica
Tel. (+351) 212 948 100
Fax. (+351) 212 948 101
Email: espacoq@mail.ipq.pt

Comité Editorial
Diana Lopes
Eduarda Filipe
Maria João Graça
Maria José Brito
Ricardo Fernandes

Concepção gráfica
Isabel Silva

ISSN
1646-1916

 
   
   
   

 


Se desejar poderá anular a inscrição