
O projeto “Qualidade Lisboa 2030” visa capacitar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) da região da Grande Lisboa e Península de Setúbal (NUTS 2), dotando-as de conhecimento, tecnologias e metodologias inovadoras que promovam uma cultura de Qualidade, com impacto significativo no desempenho das empresas, tanto interna como externamente.
Tendo como ponto de partida a Agenda Estratégica para a Qualidade 2030, e em alinhamento com a Estratégia de Investigação e Inovação para Especialização Inteligente (RIS3 Lisboa), o Instituto Português da Qualidade pretende com o projeto mobilizar a sua experiência, conhecimento e capital relacional para a produção, sistematização e ampla divulgação de conhecimento e de ferramentas práticas – essenciais para o crescimento sustentado e competitivo, contribuindo para reforçar a competitividade, segurança, confiança e inovação do tecido empresarial visado e, consequentemente, para a sofisticação da economia regional.
O projeto Qualidade Lisboa 2030, visa atingir os seguintes objetivos operacionais:
Inteligência Estratégica
Produzir e sistematizar conhecimento, através de:
– Desk research e levantamento de dados e estatísticas;
– Mapeamento de tecnologias, ferramentas e boas práticas;
– Análises de impacto.
Pretende-se ainda a identificação das entidades, internas e externas, que atuam na área da Qualidade, suas sinergias e complementaridades. Este objetivo visa a produção e sistematização de conhecimento que será fundamental para capacitar as MPME na região de Lisboa, na adoção de estratégias de negócio focadas na Qualidade, promovendo a competitividade, a inovação e a sustentabilidade das mesmas.
Desenvolvimento de Ferramentas de Suporte
Este objetivo é fundamental para garantir que as empresas possam adotar práticas da Qualidade de forma eficaz e sustentável, contribuindo para a sua competitividade e crescimento. Para alcançar este objetivo, o projeto pretende desenvolver ferramentas práticas e adaptáveis que atendam às necessidades específicas das MPME, nomeadamente o desenvolvimento de uma ferramenta de autodiagnóstico para a Qualidade com vista a avaliar a maturidade das MPME no âmbito da Qualidade, bem como um relatório em forma de roadmap regional para a melhoria dos “níveis de maturidade” das MPME da Região de Lisboa.
Informação, Capacitação e Demonstração
Disseminar ampla e efetivamente o conhecimento e os resultados do projeto, através da realização de workshops práticos e eventos de mobilização de vários stakeholders relevantes na promoção da Qualidade nas MPME da região de Lisboa.
Através dessas iniciativas, o projeto pretende aumentar a consciencialização sobre a importância da Qualidade, incentivar a adoção de práticas de Qualidade e fortalecer a rede de colaboração entre empresas, instituições e outros atores chave. A disseminação do conhecimento e a capacitação dos participantes contribuirão para a melhoria contínua e a competitividade das MPME na região.
Conceção, Dinamização e Gestão do Projeto
Gestão integrada do projeto, que alimente o desenvolvimento de suportes de comunicação e ações de divulgação dos resultados do projeto, bem como a sustentabilidade do mesmo. Este objetivo inclui a criação de um microsite que permita integrar conhecimentos e agentes da Qualidade em Portugal, proporcionando a criação de diversas redes ou comunidades de partilha de boas práticas, de oportunidades, desafios e cooperação pela Qualidade e para a Qualidade.
![]()

