Serviços IPQ

AGENDAR UMA VISITA AO MUSEU DE METROLOGIA

O Museu de Metrologia do IPQ pode ser visitado, de terça a quinta-feira, no seguinte horário: 9:30 – 12:00 e 14:30- 16:30.

Os visitantes poderão visitar a Exposição Permanente denominada “Pesos e Medidas em Portugal”, na qual é possível, através da visualização de instrumentos de medição de diversas épocas, acompanhar a evolução dos sistemas de medição utilizados desde o início da criação de Portugal até aos dias de hoje.

Além da Exposição Permanente, está atualmente patente uma outra exposição, na qual poderão ser apreciados diversos instrumentos de medição e instrumentos associados à atividade da Metrologia, incluindo o maior instrumento existente no Museu: a Balança da Casa da Índia.

O Museu disponibiliza visitas guiadas a grupos de pessoas (o número de visitantes admitidos em cada visita depende da faixa etária), sendo necessário solicitar previamente essas visitas, que dependem da disponibilidade do Museu.

Excecionalmente, as visitas ao Museu de alunos a partir do 10.º ano podem ser complementadas com visitas a laboratórios do Laboratório Nacional de Metrologia. A realização de visitas a laboratórios depende da disponibilidade de cada laboratório e pode estar condicionada a um número máximo de visitantes.

O dia 20 de maio é o Dia Mundial da Metrologia e nessa data realizam-se habitualmente visitas ao Laboratório Nacional de Metrologia – Dia aberto, para pessoas que se inscrevam para o efeito.

Quem pode agendar?

As visitas ao Museu de Metrologia podem ser solicitadas por grupos de cidadãos, escolas ou outras entidades (mínimo 10 pessoas).

Programas especiais para escolas:

O Museu tem um Programa especial dirigido às escolas, principalmente do ensino básico, com o objetivo de sensibilizar os alunos para os aspetos da medição com os quais contactam nos conteúdos curriculares e para os incentivar a ter uma atitude positiva na sociedade, como consumidores.

Este Programa tem por base uma visita guiada à exposição permanente sobre a história da metrologia e um atelier com algumas atividades. A interação com os alunos é fomentada pela observação e manipulação de instrumentos de medição, por meio das quais se transmitem e explicam os conceitos básicos associados à metrologia.

Os alunos do Ensino Secundário ou Profissional poderão também visitar alguns laboratórios, caso exista disponibilidade dos mesmos no dia da visita, devendo essa intenção ser referida aquando da solicitação da visita.

Os alunos e professores podem aceder a material pedagógico disponibilizado livremente pelo Museu.

Como solicitar uma visita guiada?

As visitas podem ser solicitadas através do formulário de pedido de visita.

Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas no serviço Questionar.

Como realizar visitas sem guia?

Qualquer pessoa pode visitar o Museu nos dias úteis, no horário: 9:30 – 12:00 e 14:30- 16:30.

No caso de visitas não guiadas, não existe número mínimo de visitantes nem é necessária marcação prévia. Os visitantes deverão dirigir-se à receção do IPQ e indicar a sua intenção de visitar o Museu, devendo seguir as instruções fornecidas pelo funcionário.

Quanto custa uma visita ao Museu?

Presentemente, todas as visitas ao Museu de Metrologia, guiadas ou sem acompanhamento de um guia, são gratuitas.

Como chegar ao Museu?

O Museu está situado no piso de entrada do Edifício A do Instituto Português da Qualidade.