Decorreu de 25 a 26 de novembro, no Laboratório de Pressão e no Laboratório de Volume e Caudal do Departamento de Metrologia, Instituto Português da Qualidade (IPQ), assim como ao Sistema de Qualidade do Laboratório Nacional de Metrologia, a avaliação da implementação dos requisitos do CIPM-MRA (Acordo de Reconhecimento Mútuo do Comité Internacional de Pesos e Medidas) e dos requisitos da EN ISO/IEC 17025:2017.

A visita foi realizada por peer reviewers dos Laboratórios Nacionais de Metrologia do Istituto Nazionale di Ricerca Metrologica (Itália) e do Centro Espanhol de Metrologia (Espanha).
Os resultados evidenciaram a adequação, a implementação e melhoria contínua do sistema da qualidade, permitindo a confirmação e suporte das CMC dos domínios de Pressão e de Volume e Caudal publicadas na base de dados gerida pelo BIPM-KCDB.
As avaliações por pares (peer visit) são as ferramentas internacionais utilizadas para evidenciar a implementação dos SGQ nos LNM de um país signatário do CIPM-MRA que tenha optado pela self-declaration do seu SGQ.
Portugal, Espanha e Itália são pares neste campo e são também parceiros no projeto EURAMET #1123 – On site peer review CEM, INRIM and IPQ. Este projeto teve início em 2009 e, desde então, realizam-se visitas anuais, no âmbito da Qualidade, entre os LNM e os Institutos Designados destes três países.
No âmbito do projeto, todos os domínios metrológicos com Capacidades de Medição e Calibração (CMC) publicadas na base de dados do BIPM são avaliados com periodicidade inferior a cinco anos, enquanto os sistemas de gestão da qualidade dos LNM são avaliados com periodicidade bianual.
Esta atividade conjunta dos laboratórios de metrologia de Portugal, Espanha e Itália assegura que o desenvolvimento de novas capacidades de medição e calibração é suportado por um sistema de gestão da Qualidade reconhecido internacionalmente.
2025-11-28