O Instituto Português da Qualidade (IPQ) esteve representado na 18.ª edição da Conferência Internacional sobre a Qualidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (QUATIC 2025) pelo Presidente do Conselho Diretivo, João Pimentel, e pela Diretora do Departamento de Assuntos Europeus e Sistema Português da Qualidade, Etelvina Nabais, reforçando o compromisso nacional com a excelência nas TIC. O evento contou ainda com a organização da Comissão Setorial para as Tecnologias da Informação e Comunicações (CS/03), que tem desempenhado um papel central na promoção da Qualidade no setor.
O evento teve lugar de 3 a 5 de setembro de 2025, na NOVA IMS Information management school – Universidade Nova de Lisboa, reafirmando-se como um dos principais fóruns científicos dedicados à Quality Assurance (QA) e à Qualidade na engenharia e gestão das tecnologias.
Durante três dias, profissionais do setor, investigadores e estudantes debateram soluções inovadoras e práticas avançadas em áreas de grande atualidade, como Inteligência Artificial, segurança, sustentabilidade, testes de software, computação em nuvem e Quality Assurance (QA), reforçando a importância do QA como fator estratégico para a confiança, desempenho e competitividade das TIC.
O programa integrou ainda o Simpósio Doutoral (PhD Symposium), espaço de excelência para a partilha de conhecimento e para o diálogo entre estudantes de doutoramento e especialistas internacionais.
A conferência foi promovida pelo IPQ e coorganizada pela NOVA IMS Information management school, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Universidade do Minho e University of Western Macedonia, consolidando-se como um evento estratégico de networking, cooperação científica e reflexão sobre a Quality Assurance no setor das TIC.
As comunicações científicas serão publicadas na série Springer LNCS, e os autores dos melhores artigos serão convidados a submeter versões alargadas para um número especial do Software Quality Journal, intitulado “Software Quality in an AI-Driven World”.
2025-09-19