O Instituto Português da Qualidade (IPQ) marcou presença no Bluetech Ocean Forum 2025, realizado entre os dias 21 e 23 de julho, na Escola Náutica Infante D. Henrique, em Oeiras. Este encontro internacional teve como objetivo promover o investimento na economia azul sustentável e fomentar o debate em torno das mais recentes tendências e modelos de negócio associados ao setor.

No âmbito do painel “China-EU Dialogue on Green Standards and Certification for Technologies and Products”, o IPQ destacou a sua participação na European Partnership on Metrology for Climate and Ocean Observation (EMN-COO), uma iniciativa promovida pela EURAMET.

Esta rede europeia de metrologia ambiental tem como missão integrar a ciência da medição com a observação climática e oceânica, atuando em três áreas fundamentais: atmosfera, oceanos e observação terrestre. A EMN-COO visa construir uma infraestrutura metrológica robusta, geradora de dados fiáveis, essenciais para o desenvolvimento de políticas climáticas, modelação ambiental e decisões estratégicas nos domínios industrial, espacial e regulatório.

A integração do IPQ nesta rede reforça a capacidade nacional em monitorização climática e oceânica, alinhando-se com a sua estratégia de desenvolvimento em áreas emergentes como o clima e o ambiente, contribuindo para a sustentabilidade e o bem-estar das gerações futuras.

A participação no Bluetech Ocean Forum 2025 superou as expectativas, com destaque para o estabelecimento de parcerias estratégicas com entidades como o Fórum Oceano e o IFCE – International Forum for Clean Energy, potenciando sinergias futuras no domínio da inovação e da transição energética azul.

Dando continuidade à missão de internacionalização e cooperação multilateral em torno da economia do mar, está já prevista a replicação deste evento em outubro, na Região Administrativa Especial de Macau, reforçando os laços entre Portugal, a China e outros parceiros estratégicos no desenvolvimento de uma economia azul global, inclusiva e sustentável.

2025-07-23