O Instituto Português da Qualidade (IPQ) aderiu ao Compromisso de Governação pelas Pessoas e pelo Planeta (GPP), uma iniciativa da United Nations Association Portugal (UNA Portugal) que visa reforçar a confiança dos cidadãos e cidadãs na democracia, nas instituições e nos seus representantes, reconhecendo a ética como condição fundamental para uma boa governação.

O GPP constitui uma proposta de renovação da governação política nacional através da ética e da integridade. Na sessão que decorreu no IPQ, Mário Parra da Silva, Secretário-Geral da UNA Portugal, salientou que “em política, os valores sem interesses são tão perigosos como os interesses sem valores; ambos existem em tensão criativa e a ética na política é um assunto complexo e em constante evolução. Por isso, os dilemas morais e éticos enfrentados em política exigem uma ponderação cuidadosa e um compromisso inabalável com o bem maior”.

O compromisso assenta em oito princípios éticos fundamentais:

  1. Participação;
  2. Orientação para o Consenso;
  3. Responsabilização;
  4. Transparência;
  5. Responsividade;
  6. Eficácia e Eficiência;
  7. Equidade e Inclusão;
  8. Respeito pela Lei.

Estes princípios reforçam a importância da ética na vida pública e orientam a ação dos que assumem responsabilidades políticas e institucionais.

Para o IPQ, esta adesão representa o reconhecimento da ética como um valor estruturante e reforça o compromisso da instituição com a Qualidade, a integridade e a confiança nas instituições públicas, elementos essenciais para uma governação responsável e orientada para o bem comum.

 

2025-09-26