No âmbito da sua participação no projeto EURAMET – Towards a True 8-Digit Digitiser, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) apresentou, no XVI Congresso Internacional de Metrologia Elétrica e XVII IMEKO – TC4 Special Session, organizado pela Sociedade Brasileira de Metrologia, em dezembro de 2025, o trabalho agora publicado com o tema “Characterization of passive components for use in a precision integrating analogue-to-digital converter”.

Este trabalho resulta de uma atividade desenvolvida em coautoria com outros parceiros do projeto, nomeadamente a NSAI (Irlanda), o CERN (Suíça), a Universidade Técnica (Eslováquia) e a Left Right (Eslovénia).
O objetivo do projeto passa pela melhoria do desempenho dos atuais digitalizadores de elevada resolução de sinais elétricos em regime de corrente alternada, disponíveis no mercado. Para tal, é essencial a caracterização precisa de componentes passivos, resistências e condensadores, que integram os circuitos elétricos dos conversores analógico-digitais (ADC), utilizados como núcleo destes digitalizadores.
De um modo geral, os fabricantes fornecem especificações destes componentes para intervalos alargados de temperatura, adequados a aplicações comerciais, industriais ou militares. No que respeita à humidade, a informação disponível limita-se, frequentemente, a testes climáticos destinados a avaliar os efeitos da exposição prolongada a níveis elevados, não incluindo coeficientes de variação. Contudo, para aplicações metrológicas de elevada exatidão, em ambientes controlados, é fundamental conhecer o comportamento destes componentes em intervalos mais reduzidos de variação de temperatura e humidade.
Nestas condições, o desempenho real dos componentes passivos pode exceder as especificações dos fabricantes, sendo o seu conhecimento determinante para a simulação rigorosa de novas arquiteturas de digitalizadores. Assim, no âmbito deste trabalho, foram testados diversos condensadores e resistências com o objetivo de quantificar os respetivos coeficientes de variação térmica e de humidade, bem como a absorção dielétrica de condensadores cerâmicos.
2026-01-20