Para ajudar todos aqueles que procuram compreender melhor o universo das Normas e da Normalização, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) apresentou, na passada sexta-feira, 16 de maio, NormIA, um assistente virtual inteligente baseado em Inteligência Artificial (IA), disponível 24 horas por dia, que pretende facilitar o acesso à informação normativa.

Loja do Cidadão – Espaço Empresa de Santarém

Representantes do IPQ e do Município de Santarém
A sessão pública de apresentação decorreu na Loja do Cidadão – Espaço Empresa de Santarém, um dos pontos da Rede Descentralizada de Consulta de Normas, e contou com a presença de várias entidades institucionais e de alguns empresários da região. Por parte do IPQ, estiveram presentes Maria João Graça, Vogal do Conselho Diretivo, e Inês Judas e Cristina Oliveira em representação do Departamento de Normalização. Do lado do Município de Santarém, marcaram presença o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alfredo Amante, o Vereador Carlos Martinho, responsável pelos pelouros do Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo e Captação de Investimento, entre outros, e a Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico, Susana Martinho.
Durante o evento, foi realizada uma demonstração prática das funcionalidades do NormIA, permitindo aos participantes conhecer, em tempo real, o seu potencial enquanto ferramenta de apoio à decisão e à conformidade normativa.
Dando continuidade ao processo de divulgação e capacitação, decorreu, no dia 21 de maio, pelas 15:00, uma sessão online dirigida exclusivamente aos membros da Rede Descentralizada de Consulta de Normas. Com a duração de 30 minutos, esta sessão teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as funcionalidades do NormIA e incentivar a sua utilização por parte dos diversos intervenientes no ecossistema da normalização.
Especialmente pensado para responder às necessidades das Pequenas e Médias Empresas (PME) e de outros agentes económicos, NormIA procura também democratizar o acesso à normalização, tornando a informação normativa mais acessível a todos.
A fiabilidade das respostas fornecidas pela ferramenta é assegurada por uma base de conhecimento sustentada em fontes oficiais e atualizadas, como o acervo normativo nacional, o website do IPQ, o Jornal Oficial da União Europeia e o Diário da República.
O desenvolvimento da ferramenta envolveu uma equipa multidisciplinar composta por especialistas em normalização e tecnologias de informação, contando ainda com o contributo de Organismos de Normalização Setorial, Comissões Técnicas e diversos peritos, o que garante a utilidade e a relevância e de NormIA.
O lançamento de NormIA é mais um passo no caminho da inovação, modernização dos serviços públicos e da transformação digital da Administração Pública, aproximando a normalização técnica do quotidiano das empresas e cidadãos.
NormIA está já disponível no website do IPQ, acessível a todos os que procuram compreender e aplicar normas de forma mais prática e informada.
2025-05-23