A 16 de fevereiro de 2026, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) editou a NP EN ISO 56001:2026 «Sistemas de gestão da inovação – Requisitos», elaborada pela Comissão Técnica de Normalização CT 169 «Atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)», cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial/Agência Nacional de Inovação (ONS/ANI).

A ISO 56001, a primeira norma internacional certificável dedicada aos sistemas de gestão da inovação, surge 17 anos após a publicação da primeira edição da norma portuguesa NP 4457, dedicada aos sistemas de gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). Este marco internacional reflete a pertinência do tema para o mercado e constitui igualmente o reconhecimento do trabalho pioneiro desenvolvido em Portugal, que se posicionou, desde cedo, na linha da frente da normalização da gestão da inovação. A experiência portuguesa foi relevante para os trabalhos de desenvolvimento do referencial internacional, tendo a CT 169, enquanto comissão técnica espelho do ISO/TC 279 «Innovation management», acompanhado o desenvolvimento da ISO 56001. Alguns vogais da CT 169 participaram ainda no Working Group 1 do referido ISO/TC 279.

A implementação de um sistema de gestão da inovação constitui um instrumento estratégico essencial para a criação e realização de valor, promovendo um melhor desempenho organizacional e sustentando o desenvolvimento contínuo das capacidades de inovação. A melhoria reputacional, o reforço da colaboração, o aumento da competitividade e uma maior capacidade de atração de financiamento, contribuem decisivamente para uma trajetória de evolução consistente e sustentável.

Com a publicação da ISO 56001, em setembro de 2024, o Instituto Português de Acreditação (IPAC) estabeleceu a metodologia de migração das certificações acreditadas da NP 4457 para a NP EN ISO 56001. O processo de migração encontra-se descrito na Circular Clientes n.º 2/2025, na qual se indica que o prazo de migração termina a 30 de junho de 2026.

Com a NP EN ISO 56001:2026, as organizações portuguesas passam a dispor de uma ferramenta de gestão determinante, em língua portuguesa, que reforça a afirmação e o reconhecimento internacional da capacidade científica e tecnológica do país, bem como da competitividade dos nossos produtos e serviços. A certificação de acordo com este referencial constitui uma validação que contribuirá significativamente para a afirmação nacional e internacional.

A NP EN ISO 56001:2026 já se encontra disponível para aquisição na loja online do IPQ.

2026-02-20