A nova versão da NP ISO 37001, publicada em julho de 2025, vem apoiar as organizações portuguesas na prevenção da corrupção, num momento em que o país reafirma este compromisso como uma das suas prioridades máximas.
Com o combate à corrupção colocado como uma das prioridades centrais da agenda política nacional, a prevenção mantém-se como a abordagem mais eficaz. É neste contexto que ganha especial relevância a NP ISO 37001:2025 «Sistemas de Gestão Anticorrupção», uma norma internacional agora atualizada e colocada à disposição das organizações portuguesas.
Prevenir, detetar, combater
Esta norma é reconhecida mundialmente como um repositório de boas práticas para prevenir, detetar e combater a corrupção. Trata-se de um conjunto de requisitos aplicável a qualquer organização, pública, privada ou sem fins lucrativos, independentemente da sua dimensão ou área de atividade.
Com a implementação da NP ISO 37001, as organizações podem reforçar a sua reputação, consolidar uma cultura de integridade e transparência, assegurar o cumprimento das exigências legais e normativas, nacionais e internacionais, e integrar o sistema de prevenção da corrupção com outras normas de gestão, como a NP EN ISO 9001 (Qualidade), a NP EN ISO 14001 (Ambiente) ou a NP ISO 37301 (Compliance).
ISO 37001 com mais foco nas pessoas e na cultura de compliance
A nova edição da ISO 37001 introduz alterações relevantes face à versão de 2018. Reforça a importância da consciencialização interna, clarifica o papel da função anticorrupção, aprofunda o tema dos conflitos de interesse e acrescenta novas secções dedicadas à cultura de compliance e às alterações climáticas.
A disponibilização da versão portuguesa da ISO 37001:2025 «Anti-bribery management systems» é da responsabilidade do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e da Comissão Técnica CT 213 «Governação das organizações», sob a coordenação do Organismo de Normalização Setorial, Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ).
IPQ lidera pelo exemplo
Numa altura em que o reforço da confiança nas instituições é um desafio coletivo, cabe também à sociedade civil e às organizações fazerem a sua parte, implementando sistemas que provem, de forma objetiva, que não há espaço para a corrupção.
Comprometido com os princípios que promove, o IPQ decidiu implementar, em 2026, um Sistema de Gestão Anticorrupção conforme a NP ISO 37001, com vista à sua certificação. Esta decisão estratégica traduz uma aposta firme na integridade institucional e numa cultura organizacional orientada pela ética, responsabilidade e transparência.
Ao assumir este compromisso, o IPQ reforça o modelo de gestão integrada já existente, que inclui certificações segundo as normas NP EN ISO 9001 (Qualidade) e NP 4552 (Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal) e afirma-se como uma organização pública empenhada em promover a integridade, incentivando outras entidades a seguir o mesmo caminho.
A norma está disponível para aquisição através da loja online do IPQ e para consulta nos Pontos de Consulta de Normas distribuídos em Portugal Continental e na Madeira.
2025-07-21