O Instituto Português da Qualidade (IPQ) celebrou no dia 22 de maio o Dia Mundial da Metrologia, este ano sob o tema Medições de Suporte ao Sistema Alimentar Global, o qual está associado à preocupação com a alimentação mundial.

O esgotamento dos recursos naturais e o impacto das alterações climáticas representam enormes desafios para o sistema alimentar global. Também a disponibilidade e o acesso a alimentos seguros para todos, constituem um desafio para os governos em todo o mundo, que devem garantir a segurança e o comércio justo, especialmente nos mercados locais de alimentos. É com base nestas preocupações que as Nações Unidas, e os países de todo o Mundo, definiram como meta e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: um Mundo com fome zero e acesso universal à água potável.

A comunidade metrológica mundial, tem-se envolvido nestes desafios, mobilizando e utilizando o seu conhecimento e experiência na Ciência da Medição, para garantir e assegurar medições confiáveis e padrões alimentares, nomeadamente, no que se refere à quantidade e à qualidade dos produtos alimentares primários e processados.

O IPQ celebrou este dia com a realização de um webinar, subordinado ao tema “O contributo das Medições para a Produtividade e Competitividade Empresarial”, contou com a intervenção de várias empresas, cuja atividade se insere, direta ou indiretamente, na cadeia metrológica nacional. Relevando a importância das medições de suporte ao sistema alimentar, para garantir a segurança alimentar, a sustentabilidade e a eficiência do sistema alimentar mundial, nomeadamente no que se refere aos meios para garantir que as medidas de todos os parâmetros físicos e químicos críticos associados à produção, armazenamento, transporte e distribuição de alimentos sejam exatas e confiáveis.

Atendendo ao interesse que o tema suscita, disponibilizamos a gravação do webinar no canal Youtube do IPQ.

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Metrologia, promovemos Aulas Abertas em várias instituições do Ensino Superior, sob o tema, em destaque este ano “Medições de suporte ao sistema alimentar global”.

As Aulas Abertas tiveram como principal objetivo dar a conhecer a metrologia no contexto nacional e internacional, e, também falar sobre o tema deste ano e permitiram dar resposta a questões pertinentes levantadas pelos alunos e professores neste âmbito. A participação do IPQ nestas ações é de grande importância pois vai ao encontro da sua missão enquanto Instituição Nacional de Metrologia.

O Dia Mundial da Metrologia, tão significativo para todos os que trabalham e dedicam a sua vida à Ciência da Medição, tem um papel preponderante e presente na vida de todos nós.