PAINEL 1

“Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas”

Moderadora: Manuela Frederico, Presidente da Comissão Sectorial para a Educação e Formação – CS/11

A apresentar brevemente.

António Carlos Luz Correia, Conselho Nacional da Educação Referencial para a Inovação Pedagógica nas Escolas

Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de História da Educação, na FPCE da Universidade de Lisboa, 2006. Mestrado em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, 1996. Licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1984. Professor do 2º Ciclo do EB (Grupo 200) desde 1982/83. Desempenhou funções técnico-pedagógicas na ANQEP, IP. (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional), no- DQJ Departamento de Qualificação de Jovens) desde 2020. Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Docente convidado em diversas instituições de ensino superior, em Portugal e no Brasil, nas áreas da História da Educação, Currículo, Sociologia da Educação e das Organizações Educativas.

Vanessa Zdanowski, Diretora Executiva da Escola 42

Diretora executiva da Escola 42 em Portugal, tem a responsabilidade executiva pelos dois campus 42Lisboa e 42Porto por onde já passaram mais de 1250 alunos desde a sua fundação em Portugal 3 anos.

Licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, Vanessa Zdanowski é autora de livros, artigos de gestão e working papers. Começou a sua carreira em Lisboa e mais tarde abraçou a carreira internacional em São Paulo, Rio de Janeiro e Barcelona.

Paula Peres, Coordenadora do Gabinete de Inovação em Educação do ISCAP

Possui a agregação na área de doutoramento em Educação: ramo Educação a distância e e-learning. É Doutorada e pós-doutorada na área das tecnologias educativas, Mestre em Informática e Licenciada em Informática-Matemáticas Aplicadas. Possui uma Pós-graduação em Educação de Adultos. Foi pró-presidente para o e-Learning do Politécnico do Porto. Foi responsável pelo centro de formação e serviços ao exterior do ISCAP/Politécnico do Porto. É diretora do curso de Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, em regime de b-learning, do ISCAP/P.PORTO. Desempenha atualmente funções de docente, na área científica de sistemas de informação, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto, ISCAP/P.PORTO. 

Fernanda Ledesma, Presidente da Direção da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Diretora do Centro de Formação de Professores

Pós-Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, Universidade Católica Portuguesa. Mestra em Gestão de Sistemas de E-learning, pela Universidade Nova de Lisboa. Mestra em Gestão e Administração de Escolas, Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Formadora da Formação Contínua de Professores nas áreas – Tecnologias Educativas, Didática Específica da Informática, Organização de Bibliotecas Escolares e Avaliação do Desempenho. Tem vários artigos publicados, realiza comunicações frequentemente e faz parte da comissão organizadora de diversos eventos na área da informática, tecnologia e formação de professores.

DEBATE – INTERAÇÃO COM OS PARTICIPANTES

Moderador Pedro Oliveira

Moderador: Rui Pulido Valente, Vice-Presidente da Comissão Sectorial para a Educação e Formação CS/11

Depois de largos anos a viver e a trabalhar em Portalegre, na indústria da Cortiça e no Ensino, abraçou o projeto da Coopérnico há quatro anos, dedicando ainda o seu tempo à Comissão Setorial para a Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade e à Fundação Pulido Valente (em que exerce as funções de Diretor Executivo). Mantém uma forte ligação a Montemor-o-Novo, participando na implementação da moeda MOR. Na Coopérnico é responsável pela dinamização dos Grupos Locais.

PAINEL 2

” Inovação e Digitalização”

Moderador Pedro Oliveira

Moderador: Pedro Oliveira, Vice-Presidente da Comissão Sectorial para a Educação e Formação CS/11

Diretor de Formação na ATEC onde, anteriormente, exerceu os cargos de Diretor Técnico & Comercial e Diretor de Formação e Inovação. Responsável pelo desenvolvimento de inúmeros projetos de formação & consultoria para entidades e empresas envolvendo equipas técnicas multidisciplinares tanto em Portugal como em Angola, possui uma vasta experiência em Gestão de Projetos de formação & Consultoria. É Licenciado em Psicologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com uma especialização em Psicologia das organizações e do trabalho.

Fernanda Ledesmas, Presidente da Direção da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Diretora do Centro de Formação de Professores (CFANPRI).

Pós-Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes, Universidade Católica Portuguesa. Mestra em Gestão de Sistemas de E-learning, pela Universidade Nova de Lisboa. Mestra em Gestão e Administração de Escolas, Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. Formadora da Formação Contínua de Professores nas áreas – Tecnologias Educativas, Didática Específica da Informática, Organização de Bibliotecas Escolares e Avaliação do Desempenho. Tem vários artigos publicados, realiza comunicações frequentemente e faz parte da comissão organizadora de diversos eventos na área da informática, tecnologia e formação de professores.

Sílvia Nolan, Coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Ramo Educacional) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e tem uma especialização em Administração Educacional, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Desde 2001 que desempenha funções na Universidade de Coimbra, onde integrou esferas de ação no âmbito da Gestão da Qualidade, Excelência, Comunicação Interna, Benchmarking Institucional, Relações Externas e Internacionalização. É auditora interna do Sistema de Gestão da Universidade de Coimbra. Em 2010 assumiu o processo de conceção de serviço do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra, que coordena desde então. No âmbito do ensino a distância, tem ainda participado como consultora, investigadora e formadora em projectos e programas de cooperação internacionais.

Carla Baldaia, Gabinete da Qualidade da Universidade da Beira Interior

É mestre em Relações Internacionais, pela Universidade da Beira Interior (UBI), Pós-Graduada em Ensino do Português como Língua Segunda ou Estrangeira e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É, desde 2017, ano em que ingressou na UBI, Técnica Superior do Gabinete da Qualidade, onde desempenha funções nas áreas da garantia da qualidade e da supervisão de processos de avaliação, acreditação e alteração de ciclos de estudos, entre outras. Considerando a relevância da transição digital e da inovação pedagógica para a melhoria da qualidade dos processos institucionais, enquanto membro do Gabinete da Qualidade, é responsável pela ligação entre as diferentes áreas com responsabilidades na matéria, designadamente, a Pró-Reitoria para a Universidade Digital, os Serviços de Informática, a Vice-Reitoria Ensino e o Gabinete de Inovação Pedagógica.

Sónia Pintassilgo

Sónia Pintassilgo, Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE

Mestre em Demografia e Sociologia da População e Doutorada em Sociologia pelo Iscte. Professora Associada no Departamento de Métodos de Pesquisa Social e Investigadora do CIES-Iscte, na linha de Investigação Família, Gerações e Saúde. Co-coordenadora do Laboratório de Estudos Sociais sobre o Nascimento. É membro da Comissão Científica do Departamento de Métodos de Pesquisa Social. Cocoordena um projeto de cooperação internacional, na área de Educação e Ensino Superior, com a Universidade Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau, é investigadora no projeto EQUALS4COVID19, e é membro da equipa responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Alto Alentejo, do Plano Estratégico Educativo do Baixo Alentejo e Cartas Educativas Municipais.

João Alves, Coordenador da Área de Projectos de Cooperação e Certificações da ATEC

Licenciou-se em Engenharia do Ambiente em 2001 e é Coordenador da Área de Projectos de Cooperação e Certificações da ATEC desde 2011, tendo coordenado a participação da ATEC em vários projectos financiados pela Comissão Europeia e nacionais para o cumprimento da Missão da ATEC. Apoia as relações com entidades externas e é também responsável pela regulamentação e processos de normalização na ATEC desde 2004, nomeadamente os relacionados com o desenvolvimento e prestação de formação profissional e as relações entre a ATEC e as instituições governamentais portuguesas.