O Instituto Português da Qualidade (IPQ), como Organismo Nacional de Normalização, definiu como um dos seus objetivos estratégicos “Aumentar a visibilidade e a acessibilidade do uso das normas pelos agentes económicos, particularmente pelas Pequenas e Médias Empresas (PME)”, nomeadamente através da disponibilização do acervo normativo eletrónico nacional numa rede descentralizada de consulta de Normas.

Este é um serviço gratuito, digital, que o Instituto pretende disponibilizar às empresas e à sociedade através da sua rede de parceiros, e que se inicia, numa parceria com o IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, IP, e com suporte na rede Espaço Empresa (EE), com um piloto no EE do Município de Santarém.

Em matéria de normalização, releva recordar que num mercado cada vez mais competitivo, exigente e global, a qualidade constitui, especialmente para as PME, um fator estratégico de diferenciação de produtos e serviços e facilitador do acesso a mercados cada vez mais exigentes.

As Normas constituem o referencial mais adequado à demonstração dessa Qualidade e ao seu reconhecimento generalizado, a nível mundial, suportado em mecanismos de avaliação da conformidade comuns.

A atividade da Normalização é, assim, uma plataforma essencial à inovação e à competitividade das empresas, na medida em que, pela sua função estruturante, permite a interoperabilidade entre produtos e serviços e entre os processos inovadores e os já existentes. Melhora a proteção dos utilizadores e promove a confiança dos consumidores, divulgando, de forma consolidada, os resultados da investigação, constituindo-se, desta forma, como uma plataforma indispensável ao desenvolvimento económico.