CERTIFICAÇÃO NP EN ISO 9001:2015

Detentor da primeira experiência em Portugal na formação de um sistema nacional da qualidade, integrando os três subsistemas – da normalização, da metrologia e da qualificação – segundo os princípios e metodologias universalmente aceites, ao Instituto Português da Qualidade (IPQ) incumbe criar e disponibilizar a infraestrutura indispensável para potenciar a prática de melhores processos e métodos de gestão da qualidade.

Visão

Afirmar o Sistema Português da Qualidade (SPQ) como suporte ao desenvolvimento da Qualidade em todos os setores de atividade, em Portugal, contribuindo para o incremento da produtividade e da competitividade nacionais, para a melhoria da Qualidade de Vida dos/as cidadãos/ãs e para uma cultura da Qualidade.

Missão

Coordenação do Sistema Português da Qualidade e de outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe forem conferidos por lei, a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades inerentes às suas funções de Instituição Nacional de Metrologia e de Organismo Nacional de Normalização.

O IPQ viu o Sistema de Gestão da Qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008, certificado pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, em março de 2011.

Em fevereiro de 2014 teve lugar a 1.ª auditoria de renovação da certificação do SGQ e em março de 2017 a 2.ª auditoria de renovação da certificação, altura em que se confirmou a transição do SGQ para o novo referencial normativo, NP EN ISO 9001:2015.

Durante o primeiro semestre de 2023 o IPQ viu a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade ser renovada pela 4.ª vez, ao mesmo tempo que obteve a recertificação do Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal de acordo com a norma NP 4552:2022.

Política da Qualidade e da Conciliação do IPQ

Certificado NP EN ISO 9001:2015

Desde 2007, e anualmente, o IPQ promove um Estudo para avaliar o nível de satisfação dos seus clientes e entidades parceiras relativamente aos serviços prestados.

O Índice de Satisfação alcançado e os resultados principais do Estudo são divulgados no Relatório Anual de Atividades do IPQ.

Os comentários e sugestões de melhoria são analisados e tratados no âmbito do sistema de gestão da qualidade certificado.