Nos dias 24 a 28 de abril de 2023, terá lugar a 47.ª reunião CCQM – Gas Analysis Working Group (GAWG), a reunião CCQM – Electrochemical Analysis Working Group (EAWG) bem como a 28.ª Reunião Plenária do Comité Consultivo de Quantidade de Matéria (CCQM), no Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), Sèvres, França.

O IPQ através do seu Laboratório de Gases de Referência e o Laboratório de pH do Laboratório Nacional de Metrologia (LNM) participam nestas reuniões como representantes nacionais.

Estas reuniões internacionais contam com a participação dos representantes dos Estados-Membros da convenção do metro, com cerca de 100 representantes da Metrologia Química, dos vários Laboratórios Nacionais de Metrologia e dos Institutos Designados, e tem como objetivos principais discutir diversos tópicos de interesse internacional nestes domínios, nomeadamente a estratégia e os desenvolvimentos científicos na ciência na medição e na rastreabilidade metrológica na área da química e da bioquímica.

Estas reuniões permitem trocar experiências, promover projetos conjuntos e divulgar novos desenvolvimentos e necessidades na área da Metrologia Química ao nível internacional. A participação nestas reuniões permite, ao IPQ dar resposta às áreas emergentes da nossa sociedade, nomeadamente ambiente, alimentação, saúde e energia, e permite também a divulgação de novos desenvolvimentos e necessidades na área da Metrologia Química.

Mais informações…