O Instituto Português da Qualidade (IPQ) acolhe, entre os dias 13 a 15 de maio, as reuniões técnicas do IEC/TC 89 «Fire Hazard Testing», reunindo 17 especialistas em ensaios relativos ao risco de fogo em equipamento elétrico. As sessões de trabalho vão decorrer diariamente, entre as 9:00 e as 17:00, nas instalações do IPQ, reforçando a relevância de Portugal no contexto internacional da normalização eletrotécnica.
Entre os participantes, contamos com a presença de Luís Pacheco, vogal na CTE 89, Ensaios relativos ao risco do fogo, recentemente distinguido com o prémio IEC 1906 Award (2024), pela sua contribuição enquanto perito nacional no IEC/TC 23 «Electrical Accessories» e respetivos subcomités internacionais.
Ao longo de três dias, os grupos de trabalho do IEC/TC 89 vão debater e alinhar práticas de ensaio, trocar experiências sobre metodologias de avaliação de desempenho perante cenários de fogo e definir as prioridades normativas para os próximos anos.
Estes encontros visam garantir a coerência e a fiabilidade dos métodos de ensaio aplicados a equipamentos elétricos, contribuindo para a segurança de consumidores e a competitividade da indústria nacional e global.
2025-05-08