O Instituto Português da Qualidade (IPQ) esteve presente no evento “Lab Facilities Design and Development Summit Europe 2025”, realizado em Londres e organizado pela AMG World.

Elsa Batista, responsável pelo Laboratório de Volume e Caudal do Laboratório Nacional de Metrologia, do IPQ, apresentou o projeto MFMET II -“Establishing Standards in Microfluidic Devices”.
Elsa Batista, responsável pelo Laboratório de Volume e Caudal do Laboratório Nacional de Metrologia, do IPQ, moderou a sessão “Establishing a Robust Criteria for Equipment Installation within a New Lab”, que abordou os critérios para a instalação de equipamentos em novos laboratórios.
O evento contou com a participação de 50 representantes de laboratórios, universidades e fabricantes de equipamentos laboratoriais. Durante o encontro, foram discutidas práticas de instalação e manutenção de infraestruturas laboratoriais, além de oportunidades para networking no setor.
Um dos principais objetivos da participação do IPQ foi apresentar o projeto MFMET II – “Establishing Standards in Microfluidic Devices”, que tem em vista o desenvolvimento de novas infraestruturas e métodos metrológicos, promovendo a normalização e a qualidade nos sistemas microfluídicos. A sessão permitiu ainda a partilha de contributos especializados sobre os desafios na instalação de equipamentos para ensaios de microcaudal em microchips e órgãos em chip.
A presença do IPQ neste evento reforça o seu papel no desenvolvimento de normas e boas práticas na área de equipamentos laboratoriais, alinhando-se com os padrões internacionais.
2025-07-03