O Instituto Português da Qualidade (IPQ) participou na publicação do artigo “A quantum resistance memristor for an intrinsically traceable International System of Units standard”, recentemente divulgado na prestigiada revista Nature Nanotechnology.

O artigo constitui um marco para o IPQ e para a Metrologia Nacional, representando um avanço significativo na área da Metrologia Quântica e no desenvolvimento de novos padrões intrinsecamente rastreáveis ao Sistema Internacional de Unidades (SI). Entre as principais inovações do estudo está a aplicação do conceito de “NMI num chip” (National Metrology Institute on a chip), que permite implementar “serviços metrológicos diretamente em microchips”.

O artigo descreve um padrão de resistência elétrica intrínseco (com valores que dependem apenas das constantes físicas da natureza) baseado em células nanoiónicas memristivas, capazes de operar à temperatura ambiente e de serem diretamente acessíveis aos utilizadores finais. Ao controlar estes dispositivos em regimes de condutância quântica, aplicando uma metodologia de programação baseada em “polimento eletroquímico”, os investigadores atingiram níveis de condutância quântica que podem servir como valores padrão intrínsecos.

Esta abordagem antecipa uma nova geração de dispositivos eletrónicos capazes de serem integrados em instrumentação de medida e constituírem a sua referência metrológica, eliminando a necessidade de longas cadeias de calibração. A investigação contribui assim para o avanço da medição de resistência elétrica a nível quântico, consolidando a posição do IPQ na vanguarda da ciência e da tecnologia da medição.

2025-10-30