O Instituto Português da Qualidade (IPQ) realizou no dia 26 de novembro, no Auditório Ricardo Fernandes, a Cerimónia de Entrega do Prémio Normalização 2025, que distinguiu Comissões Técnicas (CT) e personalidades, cujo contributo tem sido determinante para o desenvolvimento, consolidação e promoção da Normalização em Portugal.

Desde 2014, o Prémio Normalização reconhece as Comissões Técnicas que se destacam pelo cumprimento das boas práticas, participação ativa nos trabalhos normativos e contributo para o reforço do Sistema Nacional de Normalização. Em 2025, foram premiadas três Comissões Técnicas, por demonstrarem plena conformidade com os critérios estabelecidos.
A sessão de abertura esteve a cargo de Maria João Graça, vogal do Conselho Diretivo do IPQ, que destacou a importância do Prémio como reconhecimento do trabalho das Comissões Técnicas e personalidades no fortalecimento do Sistema Nacional de Normalização.
Seguiu-se a intervenção de Mário Parra da Silva, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), entidade qualificada pelo IPQ como Organismo de Normalização Setorial. Mário Parra da Silva associou-se à cerimónia na qualidade de membro do júri do Prémio Mérito de Normalização 2025 e individualidade premiada em 2022, destacando o papel estratégico da Normalização no país.
As Comissões Técnicas distinguidas em 2025 são:
CT 148 – «Transportes – Logística e Serviços»
Coordenada pelo Organismo de Normalização Sectorial Metropolitano de Lisboa, a CT 148 é distinguida novamente, após prémios recebidos em 2017 e 2024, pelo trabalho desenvolvido no setor dos transportes. O IPQ destacou o contributo do Presidente Paulo Parracho, da Secretária Sandra Tavares e de todos os vogais, garantindo uma presença nacional ativa na normalização europeia e internacional.
CT 150 – «Gestão Ambiental»
Coordenada pelo Organismo de Normalização Sectorial APA – Agência Portuguesa do Ambiente, criada em 2000, a CT 150 é premiada pela excelência em áreas críticas para o desenvolvimento sustentável. Foram destacados o Presidente Luiz de Oliveira, a Secretária Anabela Marçal Ramos e os Presidentes das Subcomissões Técnicas: Lídia Farropas (SCT 3), Ana Silva (SCT 4), Isabel Lico (SCT 5) e Bruno Gomes (SCT 7).
O IPQ sublinha o papel estruturante da APA na coordenação desta Comissão, enquanto ONS, tendo sido representado por Dília Jardim.
CT 194 – «Nanotecnologias»
Coordenada pelo Organismo de Normalização Sectorial ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, a CT 194 é reconhecida pelo trabalho técnico de elevada qualidade em área científica altamente especializada. Foram destacados o Presidente Luís Guimarães de Almeida, a Presidente da Subcomissão 4, Emília Telo, bem como as promotoras da candidatura, Rita Alberto e Manuela Alves. O IPQ reconhece também a contribuição essencial de Rosa Baptista, elemento de ligação do ONS/ISQ.
Prémio Normalização 2025 – Categoria Mérito
O Prémio Mérito deste ano foi atribuído a duas personalidades, Luís Pires e Nuno Silva, pelo papel relevante que desempenham no mundo da Normalização, reconhecendo a dedicação, excelência, compromisso e trabalho desenvolvido.
Luís Pires, elemento de ligação do ONS/ABIMOTA, secretário das CT 103 «Veículos de duas rodas» e CT 177 «Acessibilidade e design inclusivo», coordenadas por este ONS, com papel estratégico na valorização das normas no setor das bicicletas e na elaboração da norma ISO 8090:2019 «Cycles Terminology», assegurando a inclusão da terminologia em português.
Nuno Silva, secretário da CTE 81 «Proteção contra descargas atmosféricas e seus efeitos», com contributo na dinamização dos trabalhos normativos, promoção do consenso técnico e participação nos comités internacionais IEC/TC 81/MT 14 e nas Comissões Técnicas CTE 37 e CTE 64. Colaborou ainda com o IEP e a ANEPC na elaboração de guias e notas técnicas de elevado impacto público.
Reconhecimento a todos os que constroem a Normalização
Os Prémios de Normalização e Mérito do IPQ reconhecem e celebram o contributo significativo das Comissões Técnicas e personalidades para o progresso e promoção da normalização, da qualidade e da inovação em Portugal.
2025-11-28









