No próximo dia 20 de maio assinala-se o Dia Mundial da Metrologia, este ano subordinado ao tema “Sustentabilidade”, visando sensibilizar e alertar para a relevância e a importância da medição na promoção de uma economia e um ambiente globais sustentáveis, considerando, por exemplo, a medição da utilização de energia nas indústrias, nos edifícios e nos transportes, bem como a gestão de recursos na agricultura, a identificação de fontes de poluição e a definição de metas para a proteção ambiental.

Medições exatas das emissões dos veículos e do consumo de combustível são também aspetos vitais para a conformidade regulamentar e para a definição de opções de transporte mias sustentáveis. Por outro lado, a avaliação e a gestão dos processos de fabrico e dos fluxos de resíduos, facilitadas por medições rigorosas, contribuem igualmente para uma melhor gestão ambiental.

Em Portugal, o Instituto Português da Qualidade – IPQ enquanto Instituição Nacional de Metrologia, assegura a confiança das medições, garante a sua exatidão e rastreabilidade, proporcionando uma base sólida para o progresso económico e a sustentabilidade ambiental, ajudando-nos a preparar para os desafios de amanhã.

Este ano marca o reconhecimento oficial pela UNESCO do dia 20 de maio de cada ano como o Dia Internacional da UNESCO, abrindo novos caminhos para promover a Metrologia, alinhando-se com a missão da UNESCO de construir um mundo melhor através da ciência e da educação.

O IPQ associa-se a esta celebração através da dinamização de um conjunto de iniciativas que incluem um Dia Aberto com visitas ao Museu de Metrologia e aos laboratórios que integram o Laboratório Nacional de Metrologia, a assinatura de protocolos de cooperação com instituições do ensino superior, a divulgação de videocasts e a realização de aulas abertas subordinadas ao tema “Sustentabilidade e Metrologia”:

• 20 de maio

• 9:45 – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
  • 21 de maio

• 16:00 – ATEC – Academia de Formação
    • 11:00 – Instituto Politécnico Setúbal
  • 23 de maio

• 9:30 – ZAGOPE – Construções e Engenharia, S.A.
    • 10:00 – Egas Moniz School of Health and Science