A finalizar a celebração da Semana Mundial da Qualidade – “5 dias,11 Testemunhos” – o Instituto Português da Qualidade (IPQ) apresenta o último testemunho, dando lugar ao testemunho de Isabel Rodrigues, Diretora Regional da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres desde dezembro de 2019.

O Governo Regional tem demonstrado um forte empenho no sentido de dinamizar, sensibilizar e acompanhar a temática da Qualidade na Região Autónoma da Madeira (RAM), acreditando que só através do reforço dos níveis de Qualidade é possível dar continuidade ao caminho de progresso, de qualidade de vida e sucesso, registados na RAM ao longo das últimas décadas. 

Sinónimo disso, é o facto de ter sido elaborada e dinamizada desde 2005 a Estratégia Regional da Qualidade, de onde se destaca a elaboração do Documento Enquadrador da Qualidade, a criação da marca “Estrela da Qualidade” e respetiva mascote, campanhas de sensibilização “Faça parte deste sorriso! – Pela Qualidade na Madeira”, o Barómetro Regional da Qualidade, o Portal da Qualidade e o Modelo de Gestão na Administração Pública Regional. 

Decorrente desta estratégia, procedemos à sua revisão e atualização, procurando deste modo, dar mais um passo em frente que permitiu capitalizar os progressos verificados neste domínio ao longo dos últimos anos, adaptando-se e antecipando-se às novas realidades, tendo-se desenvolvido a Plataforma Regional para a Qualidade, o referencial de autoavaliação da Qualidade e Excelência de Serviço (QESA) e ainda o Sistema de Reconhecimento da Qualidade e Excelência de Serviço na RAM (QESM). 

A realização dos Barómetros Regionais da Qualidade (2007, 2009 e 2011) e Barómetro Regional da Qualidade e Inovação (2017), consistiu uma ação estruturante para o acompanhamento da Estratégia na RAM, pois o conjunto de indicadores utilizados permitiu medir o grau de Excelência existente na RAM e aferir a eficácia dos planos de ações implementados e identificar as intervenções mais relevantes. 

A criação do Laboratório de Metrologia da Madeira, no ano 2000, possibilitou o desenvolvimento e reforço do controlo metrológico na RAM, tendo-se vindo a intervir em áreas de enorme relevância, proporcionando à sociedade e cidadãos a garantia do rigor das medições, contribuindo para a credibilidade e transparência das transações comerciais, operações físicas, segurança, proteção do ambiente e saúde. 

De destacar a realização por parte da APQ Madeira com a colaboração do Governo Regional, das Jornadas Regionais da Qualidade desde 2008, com uma periodicidade bienal. 

A Qualidade continua seguramente a desempenhar um papel importante no crescimento e sustentabilidade económica e social, bem como os agentes económicos madeirenses continuam sensíveis a esta temática, como um dos fatores críticos de sucesso das Organizações, a par do enfoque no cliente, na qualificação dos colaboradores e na aposta numa boa gestão empresarial. O número de certificações obtidas no âmbito da ISO é sinónimo disso. Deste modo, a qualidade desempenha, um papel fulcral, essencialmente nos casos de internacionalização, onde há maior competitividade e as nossas empresas se confrontam com padrões de qualidade mais elevados e exigentes. 

Sendo a Qualidade um processo de melhoria continua, a RAM está empenhada em concertar esforços naquilo que melhor sabemos fazer, que nos entusiasma e apaixona. Daí que o grande enfoque seja colocado nas pessoas, na Qualidade de Serviço, algo que está intrínseco à nossa forma de ser e de estar, a qual tem de ser cada vez mais reforçada como fator diferenciador. 

Em suma, com todas as iniciativas que temos desenvolvido e que pretendemos continuar a desenvolver e promover, pretendemos contribuir para a criação de uma verdadeira cultura da qualidade, exigência, otimismo e colaboração aos mais diversos níveis, pois com tal tipo de atitude devidamente enquadrado, estaremos também a dar o nosso contributo para a obtenção de um Sistema Português da Qualidade mais forte e competitivo. 

Parabéns ao Sistema Português da Qualidade por estes 40 anos! 

Junte-se a nós nesta Semana Mundial da Qualidade e partilhe connosco o seu compromisso com a Qualidade.