Encontra-se em fase de inquérito público o Projeto da Norma prNP ISO 12636:2024 – Tecnologia gráfica – Blanquetas para impressão offset (ISO 12636:2018). O Instituto Português da Qualidade (IPQ) convida todas as partes interessadas a contribuir com críticas ou sugestões até a data de conclusão do inquérito, agendada para 14 de fevereiro de 2024.

O objetivo do inquérito público permite que as partes interessadas, que não participaram diretamente na elaboração do documento normativo, expressem pontos de vista alternativos aos considerados durante a sua elaboração.

Contexto e Importância da Norma

A blanqueta é um componente crucial em máquinas de impressão offset, influenciando tanto as condições mecânicas da máquina quanto as características visuais das impressões. Estabelecer métodos de ensaio, dados unificados e tolerâncias para propriedades essenciais das blanquetas é fundamental. Isso permite que os fornecedores indiquem as propriedades dos tipos de blanquetas de forma padronizada e compreendida universalmente, além de auxiliar os impressores na seleção adequada para cada máquina ou condições específicas de impressão.

Objetivo e Campo de Aplicação da Norma

O documento em questão define vocabulário e especifica métodos de ensaio, características e informações para encomenda e etiquetagem de blanquetas para impressão offset. É importante ressaltar que não se aplica a blanquetas não tensionadas ou sem ancoragem, nem a mangas de impressão offset utilizadas em máquinas sem canal.

O projeto da norma em questão é idêntico ao Documento Internacional ISO 12636:2018, “Graphic technology – Blankets for offset printing”, e foi elaborado pelo Organismo Nacional de Normalização ONN/IPQ com a colaboração da IBEROGRÁFICA.

Todos os interessados são encorajados a participar do inquérito público, contribuindo para a melhoria e adequação desta norma tão relevante para a indústria gráfica. A colaboração de diversas perspetivas é fundamental para a elaboração de normas eficazes e abrangentes.

Assim, todos os interessados são convidados a ler o projeto da norma e enviar suas contribuições ao IPQ, Departamento de Normalização para o e-mail dnor@ipq.pt.