A edição de 2023 dos Prémios Standards+Innovation, do European Committee for Standardization (CEN) e do European Committee for Electrotechnical Standardization (CENELEC), contam com uma candidata portuguesa, Elsa Batista, nomeada pelo Instituto Português da Qualidade, para a Categoria de Investigador(a)/ Inovador(a) Individual.

A Categoria de Investigador(a)/ Inovador(a) Individual premeia um indivíduo que tenha introduzido com sucesso o seu resultado de investigação ou inovação na normalização, criando assim um impacto para o seu trabalho.

A Elsa Batista é a Responsável do Laboratório de Volume e Caudal, do Instituto Português da Qualidade, é especialista em qualidade há mais de 20 anos e lidera vários projetos nacionais e internacionais com o objetivo de apoiar a investigação para melhorar as medições de caudal para aplicação na indústria e, apoiar o público em geral. A sua investigação mais recente tem sido dedicada às medições exatas na administração de medicamentos, de modo a obter e a implementar melhores normas.

As nomeações serão avaliadas por um grupo do CEN-CENELEC BT/WG STAIR (Standardization, Innovation & Research).

No dia 26 de outubro de 2023, os vencedores serão anunciados numa cerimónia de entrega de prémios que terá lugar em Bruxelas, em formato híbrido.

O Prémio Standards+Innovation, para além da Categoria de Investigador(a)/ Inovador(a) Individual, inclui mais 3 categorias:

  • Categoria Projeto – dedicada a um projeto de investigação europeu que tenha contribuído com sucesso para a normalização;
  • Categoria de Jovem Investigador – reconhece estudantes individuais pelo trabalho realizado em teses académicas, dissertações de doutoramento ou outros projetos de investigação universitária relacionados com a normalização;
  • Categoria “Responsável de Organismo Técnico” – reconhece o Secretário, o Presidente e o Coordenador dos Comités Técnicos do CEN e do CENELEC que colaboraram ativamente e com êxito com investigadores/inovadores no âmbito do seu órgão técnico.

Conheça os restantes nomeados para os Prémios Standards+Innovation 2023.