Decorreu de 28 a 30 de março na Suíça, no Federal Institute of Metrology (METAS) a 18.ª reunião plenária do Comité Técnico da EURAMET (The European Association of National Metrology Institutes) para a área da Qualidade (TC-Q).

Esta reunião contou com a participação de 82 representantes dos Laboratórios Nacionais de Metrologia (LNM) e dos Laboratórios Designados (DI) Europeus, 60 dos quais em modo presencial.

A Metrologia Científica Nacional é presentemente assegurada pelo Laboratório Nacional de Metrologia do IPQ (IPQ-LNM), enquanto Instituto Nacional de Metrologia e por 3 Institutos Designados: o Laboratório de Metrologia de Radiações Ionizantes do Instituto Superior Técnico (ST/LPSR-LMRI), o Laboratório de Química e Poluição do Meio Marinho do Instituto Hidrográfico (IH – LQPM) e a Unidade de Hidráulica Metrológica do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC – UHM).

Os LNM e DI dos países signatários do Acordo de Reconhecimento Mútuo do Comité Internacional de Pesos e Medidas (CIPM MRA) demonstram o reconhecimento da implementação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) através da submissão de um relatório e da sua apresentação oral na reunião plenária deste Comité Técnico da EURAMET. Quer o relatório quer a apresentação deverão destacar as melhorias do SGQ ocorridas nos últimos 5 anos, nomeadamente as alterações aos mecanismos de gestão (pessoas envolvidas, responsabilidades, processos de comunicação, papel da gestão), as melhorias implementadas com vista à melhoria contínua relativas aos processos de auditorias internas, avaliação por pares, revisão pela gestão, serviço ao cliente, trabalho não conforme, reclamações e ações corretivas, bem como a abordagem implementada para a identificação dos riscos e oportunidades, ações planeadas e oportunidades de melhoria relacionadas.

Nesta reunião, o IPQ-LNM e o IST/LPSR-LMI enquanto laboratório designado para a área das Radiações Ionizantes, de Portugal, efetuaram a 4.ª reavaliação quinquenal dos SGQ implementados segundo os referenciais da Qualidade ISO/IEC 17025:2017 e ISO 17034:2016, evidenciando assim um dos requisitos do CIPM MRA, que Portugal assinou em 1999, e a self-declaration para o SGQ implementado daí resultante.

O IH – LQPM, DI desde 2019 e o LNEC – UHM, DI desde 2021, efetuaram a apresentação inicial dos seus SGQ.

Todos os SGQ (do LNM e dos DI) de Portugal foram plenamente aceites, demonstrando a sua adequação, e melhoria contínua.

Mais informações…