No passado dia 23 de novembro, o Dr. António Neves, curador do Museu de Metrologia do Instituto Português da Qualidade (IPQ) realizou uma conferência no Seminário de Estudos Medievais do Instituto de Estudos Medievais – IEM (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), sobre os “Pesos e Medidas em Portugal“.

Esta conferência, exclusivamente online, resultou de um convite da equipa de coordenação do referido seminário, e vem na sequência de colaboração já existente entre o Museu de Metrologia e o Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA a propósito da Exposição “Pão, carne e água: memórias de Lisboa medieval”, realizada na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, entre os dias 23 de abril e 26 de julho de 2019.

Na conferência, o Curador do Museu fez uma apresentação sobre a evolução dos pesos e medidas e respetivos sistemas metrológicos, desde o Condado Portucalense até à adoção definitiva do Sistema Métrico Decimal, em meados do séc. XIX.

Seguiu-se um debate, no qual participaram docentes do Instituto e alunos que atualmente estão a efetuar diversas investigações em temáticas nas quais se deparam com pesos e medidas antigos.

No final do debate, o curador do Museu convidou os participantes a visitarem o Museu de Metrologia em data a combinar.

Esta iniciativa enquadra-se na missão do IPQ, através do Museu de Metrologia, de divulgar e promover o património metrológico de interesse histórico, e a história da metrologia portuguesa, nomeadamente junto do meio académico, com o qual tem vindo a desenvolver crescente colaboração.