COMISSÃO SETORIAL PARA AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES (CS/03)

Enquadramento legal e data de criação

A Comissão Setorial para as Tecnologias da Informação e Comunicações (CS/03) foi constituída em 1993, no âmbito do Sistema Português da Qualidade, com o enquadramento legal previsto no Decreto-Lei n.º 71/2012, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 80/2014, de 15 de maio.

Missão

Enquanto estrutura especializada na área das Tecnologias da Informação e Comunicações, a CS/03 integra na sua composição representantes de organismos públicos e privados e outros especialistas interessados em promover e melhorar a qualidade neste setor, em consonância estratégica com os princípios e as normas que orientam o Sistema Português da Qualidade e a atuação das entidades que o integram.

Na CS03 está representado um número considerável de entidades públicas e privadas cuja área de intervenção se enquadra na temática da Qualidade nas Tecnologias da Informação e Comunicações, tais como:

  • Associações (empresariais e profissionais),
  • Empresas de vários setores,
  • Entidades Públicas,
  • Universidades.

Lista de entidades que integram a CS/03.

  • Reuniões plenárias com periodicidade mensal;
  • Organização ou apoio a eventos relevantes;
  • Acompanhamento de atividades de organismos internacionais na área das TIC;
  • Realização de visitas e sessões técnicas em áreas consideradas de interesse;
  • Acompanhamento da participação de membros da CS/03 em diversos eventos internacionais;
  • Colaboração com Comissões Técnicas de Normalização;
  • Ações conjuntas com outras organizações parceiras;
  • Troca de experiências profissionais entre os membros;
  • Estabelecimento de rede de contactos.

Das suas atividades e eventos organizados destaca-se a organização do QuaTIC – Conference on the Quality of Information and Communications Technology.