O tema do Dia Mundial da Metrologia de 2024 – Sustentabilidade, tem como objetivo sensibilizar e alertar para a relevância e a importância da medição na promoção de uma economia e um ambiente globais sustentáveis, considerando, por exemplo, a medição da utilização de energia nas indústrias, nos edifícios e nos transportes, bem como a gestão de recursos na agricultura, a identificação de fontes de poluição e a definição de metas para a proteção ambiental.

Medições exatas das emissões dos veículos e do consumo de combustível são também aspetos vitais para a conformidade regulamentar e para a definição de opções de transporte mias sustentáveis. Por outro lado, a avaliação e a gestão dos processos de fabrico e dos fluxos de resíduos, facilitadas por medições rigorosas, contribuem igualmente para uma melhor gestão ambiental.

Em Portugal, o Instituto Português da Qualidade enquanto Instituição Nacional de Metrologia, assegura a confiança das medições, garante a sua exatidão e rastreabilidade, proporcionando uma base sólida para o progresso económico e a sustentabilidade ambiental, ajudando-nos a preparar para os desafios de amanhã.

Este ano marca o reconhecimento oficial pela UNESCO do dia 20 de maio de cada ano como o Dia Internacional da UNESCO, abrindo novos caminhos para promover a Metrologia, alinhando-se com a missão da UNESCO de construir um mundo melhor através da ciência e da educação.

O IPQ encontra-se a preparar um conjunto de iniciativas integradas na comemoração do Dia Mundial da Metrologia, que incluirá aulas abertas em universidades e o Dia Aberto no IPQ, com visitas aos laboratórios e Museu de Metrologia, entre outras.

Agenda de eventos disponível em breve!