Numa iniciativa conjunta e com o intuito de impulsionar a competitividade e melhorar a qualidade das pequenas e médias empresas (PMEs) na Região Autónoma da Madeira, o Instituto Português da Qualidade – IPQ e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial – IDE assinaram hoje, dia 17 de abril, um Memorando de Entendimento. O objetivo é criar um Ponto de Consulta de Normas no âmbito da “Rede Descentralizada de Consulta de Normas Portuguesas e Europeias”.

A cerimónia de assinatura teve lugar nas instalações do IDE e contou com a presença dos representantes das duas entidades, Duarte Freitas, Presidente do IDE, e João Pimentel, Presidente do Conselho Diretivo do IPQ. Ambos realçaram a importância desta parceria, que tem em vista aumentar a visibilidade e acessibilidade da utilização das normas para os agentes económicos, promover o acesso a documentos normativos e facilitar o cumprimento das normas de qualidade pelas empresas da Região.

O IDE é o organismo coordenador de todos os apoios aos setores secundário e terciário da economia da RAM (Região Autónoma da Madeira), apostando numa gestão integrada dos instrumentos de apoio às empresas, especialmente em investimento, financiamento e funcionamento.