O Instituto Português da Qualidade – IPQ realizou, nos dias 21 e 22 de março, um conjunto de visitas a entidades do ecossistema da Qualidade, tendo em vista continuar a reforçar os vínculos vigentes e a promover a gestão próxima com parceiros estratégicos, no âmbito do Sistema Português da Qualidade.
Esta iniciativa começou pelas instalações do CATIM, Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, localizadas no Porto, reconhecido pelo IPQ como Organismo de Verificação Metrológica (OVM) qualificado no domínio dos manómetros, vacuómetros e manovacuómetros, bem como enquanto Organismo de Normalização Setorial (ONS) responsável pela coordenação de comissões técnicas em diversas áreas. Contemplou ainda a visita à capacidade laboratorial instalada, que agrega importantes valências no quadro da calibração e ensaios, onde ficou reforçada a parceria, há muito estabelecida, no que respeita às atividades desenvolvidas por esta entidade no âmbito do Sistema Português da Qualidade.
Na sequência de interações estabelecidas e com o intuito de conhecer as diversas vertentes da respetiva atividade, foram também visitadas as empresas Celoplás, Plásticos para a Indústria S.A., localizada em Barcelos, e IPESA, Balanças e Básculas S.A., localizada em Braga. A Celoplás projeta, desenvolve e produz, através do processo de moldação por injeção e micro injeção de materiais termoplásticos e silicones, componentes técnicos para as indústrias automóvel, eletrónica, elétrica, ótica, construção e médica, com especial destaque para a escala micro. A IPESA projeta, desenvolve e produz, balanças e básculas, para aplicações industriais e comerciais, nos âmbitos da metrologia aplicada e legal.
Na reunião com os responsáveis de cada empresa, ambas repletas de partilha de conhecimento, foram discutidos os atuais desafios e identificadas ações a desenvolver no sentido da promoção da Qualidade, em particular nos seus dois pilares da normalização e da metrologia, enquanto vetor incomensurável de progresso.
Com o mesmo objetivo foi visitado o Grupo Petrotec, fabricante de sistemas de medição distribuidores de combustível (SMDC), qualificado pelo IPQ enquanto Reparador e Instalador destes sistemas de medição e de contadores volumétricos de grande caudal, bem como de manómetros para pneumáticos de veículos automóveis, concretamente as instalações localizadas na Póvoa do Lanhoso e em Guimarães. Nestas duas localizações encontra-se em fase avançada de implementação, respetivamente, uma fábrica de produção de carregadores de veículos elétricos e de sistemas de medição distribuidores de hidrogénio comprimido.
Face à importância estratégica da eletrificação e da utilização do hidrogénio na mobilidade, em particular no sentido de atingir as metas climáticas, durante a visita, e na reunião com os responsáveis pela empresa, ficou o compromisso de dar seguimento a uma parceria que se pretende reforçada.