O Instituto Português da Qualidade (IPQ) acolheu, entre os dias 25 e 27 de setembro de 2024, a reunião anual do comité técnico ISO TC48 – Laboratory Equipment. O encontro envolveu também os subcomités SC7 – Non-measuring equipment made of glass, plastic, and ceramics, SC8 – Volume measuring instruments, SC9 – Laboratory furniture e o grupo de trabalho WG3 – Microfluidic devices.
A reunião assinalou um marco importante para Portugal, que, nos últimos meses, viu aumentar significativamente a sua participação ao nível do secretariado e da coordenação destes grupos.
No primeiro dia, decorreu a reunião do WG3, grupo de trabalho dedicado a dispositivos microfluídicos, cujo secretariado é liderado pelo IPQ em colaboração com a APORMED. O grupo conta ainda com a participação de peritos técnicos do INESC MN e do IPQ. Foram discutidas propostas de novas normas e revisões em curso, assim como a organização dos trabalhos para o próximo ano.
O segundo dia foi marcado pela reunião do SC8, responsável pelos instrumentos de medição de volume. Esta sessão abordou também propostas normativas e revisões de documentos existentes, reforçando a relevância do contributo português no contexto da normalização internacional, onde Elsa Batista, responsável do Laboratório de Volume e Caudal/IPQ, assume a reponsabilidade de Chair Person do grupo.
O evento culminou no dia 27 com a reunião plenária do TC48, onde foram apresentados os relatórios de cada subcomité e grupo de trabalho.
As recomendações discutidas durante o encontro foram aprovadas, estabelecendo o caminho para o plano de trabalhos de 2025.
2024.10.02