PESOS E MEDIDAS EM PORTUGAL

A definição e utilização de pesos e medidas no território português é anterior à nacionalidade. Todos os povos que habitaram o território que hoje é Portugal dispunham de unidades de medida e utilizaram instrumentos de medição nas suas medições.

Quando Portugal se tornou um país independente, não houve rotura com os pesos e medidas que eram utilizados pelos habitantes do território, pelo que os sistemas metrológicos utilizados nos primeiros tempos de nacionalidade eram herdeiros de diversas culturas, nomeadamente a cultura romana, de língua latina e a dos “mouros”, de língua árabe que se revelou ser a de maior influência.

A história de metrologia em Portugal pode dividir-se em 3 grandes períodos:

A Época Medieval, caracterizada por grande diversidade e inexistência de um padrão único;

As reformas da Época Moderna, que legislam no sentido da uniformização, características do Estado moderno, centralizado;

A implementação do Sistema Métrico Decimal, percursor do Sistema Internacional de Unidades.

A Exposição Permanente “Pesos e Medidas em Portugal” permite aos visitantes conhecer um pouco sobre a evolução destes sistemas de medição que fazem parte da história da metrologia em Portugal, partindo dos instrumentos de medição utilizados nas diversas épocas, desde a Idade Média até aos nossos dias.