ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

A nova metrologia, baseada nos fenómenos quânticos e apoiada em medições altamente fiáveis e exatas, é essencial para o desenvolvimento e inovação tecnológica, permitindo a evolução e consolidação de resultados da investigação fundamental. Estes desenvolvimentos à escala nanométrica, são impulsionados pela evolução das tecnologias de informação e aplicações nas áreas da Saúde, Ambiente e Energia, entre outras, exigindo a medição e caracterização ao nível quântico e formação para as novas exigências da sociedade. A digitalização será parte integrante de todo o processo de medição, e envolverá o tratamento de grandes quantidades de dados, aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), e emissão de certificados de calibração digitais.

Em junho de 2020, foi apresentada pela EURAMET à Comissão Europeia, uma proposta de Parceria Europeia, European Partnership on Metrology (EPM) no quadro do Programa Horizon Europe, visando uma maior otimização de investimento, esforços, coordenação e recursos, contribuindo para reduzir a fragmentação da investigação e da inovação metrológica na União Europeia. Esta proposta pretende potenciar uma Liderança Global da Europa na Investigação Metrológica através da implementação de Redes Europeias de Metrologia sustentáveis em áreas emergentes e altamente competitivas, para o período temporal 2021 – 2030, em áreas temáticas como o Green Deal e a Digitalização.

A definição de áreas estratégicas para a metrologia nacional, considera claramente os objetivos de interesse nacional, de acordo com a missão e as atribuições deste Instituto, as quais são também alinhadas com a estratégia europeia, em particular com a definida pela Comissão Europeia e pela EURAMET, considerando as atividades I&D&I metrológica, designadamente nas seguintes áreas chave:

  • Suporte à Realização e Disseminação das Unidades SI: Manutenção e Desenvolvimento dos Padrões Nacionais das Unidades de Medida e assegurar a sua rastreabilidade ao SI.
  • Indústria: Automatização da medição nos processos produtivos visando a diminuição de taxas de rejeição no ciclo produtivo; Integração de Sensores de medição no processo de fabrico, com capacidade de auto calibração, visando a otimização desses processos.
  • Saúde e Biociências: Assegurar a Rastreabilidade ao SI e a Comparabilidade dos Resultados de Diagnóstico e Terapêuticos; Monitorização Médica baseada em processamento digital de imagem (através de técnicas de IA); Aperfeiçoamento de Metodologias de Diagnóstico Quantitativo e Terapêutica; Desenvolvimento de novas Aplicações Metrológicas e Processos Biológicos; Personalização dos Cuidados de Saúde.
  • Ambiente: Monitorização Atmosférica para o Diagnóstico da Qualidade do Ar; Alterações Climáticas e Controlo de Emissões Contaminantes e Poluentes; Estudos de Observação Terrestre para a Modelização Climática; Poluição Marítima; Estudos de pH e Salinidade; Tratamento de grandes quantidades de dados provenientes da disseminação de sensores de baixo custo e dados provenientes de satélites.
  • Energia: Desenvolvimento de ferramentas de Monitorização e Controlo de Redes Inteligentes de Distribuição e Armazenamento Energia; Rastreabilidade da rede de carregamento de veículos elétricos; Desenvolvimento de sensores dedicados aos veículos autónomos; Desenvolvimento de processos para a Produção e Conversão de Novas e Renováveis Fontes de Energia; Inovação Tecnológica e utilização Biocombustíveis.
  • Digitalização: Desenvolvimento e implementação de soluções de Inteligência Artificial e Machine Learning; Análise de Dados e Validação; Tecnologia de Comunicações e Simulação; Serviços de Metrologia (ex.: instrumentos de medição virtuais, sistemas inteligentes de medição, smart meters e mobilidade elétrica, certificados digitais machine readable).