GASES DE REFERÊNCIA

O Laboratório de Gases de Referência é responsável pela produção, manutenção e desenvolvimento dos padrões primários nacionais de misturas gasosas, bem como pelo desenvolvimento e implementação de novos métodos e capacidades de medição.

No âmbito da sua atividade tem por objetivo:

  • Preparar e certificar misturas gasosas de referência (ISO 6142-1 e ISO 6143);
  • Apoiar o laboratório de analisadores de gases e o laboratório de alcoolimetria;
  • Participar e coordenar projetos de I&D e comparações interlaboratoriais;
  • Apoiar a metrologia legal.

Conheça os projetos em curso aqui.

Os domínios de atuação do Laboratório de Gases de Referência, para os quais possui reconhecimento internacional, são:

    • Preparação e certificação de padrões primários de misturas gasosas (PSM) nos intervalos de medição dos 10-6 mol/mol e dos 10-2 mol/mol de acordo com a ISO 6142-1 e com a ISO 6143;
    • Preparação e certificação de misturas de referência primárias (PRM) nos intervalos de medição dos 10-6 mol/mol e dos 10-2 mol/mol de acordo com a ISO 6142-1 e com a ISO 6143;
    • Preparação e certificação de misturas de referência certificadas (CRM) nos intervalos de medição dos 10-6 mol/mol e dos 10-2 mol/mol de acordo com a ISO 6143 e com a ISO 17034.

A mole, símbolo mol, é a unidade da quantidade de matéria do SI.

Uma mole contém exatamente 6,022 140 76 × 1023 entidades elementares. Este número é o valor numérico fixado da constante de Avogadro, NA, quando expresso em mol-1 e é designado por “número de Avogadro”.

A quantidade de matéria, símbolo n, de um sistema, é uma medição de um número de entidades elementares especificas. Uma entidade elementar pode ser um átomo, uma molécula, um ião, um eletrão, ou outra partícula, ou ainda agrupamentos especificados de partículas.

A rastreabilidade das medições e misturas gasosas preparadas ou certificadas é feita a padrões nacionais e internacionais, garantida através do uso de equipamento rastreado às unidades SI e pela adoção de métodos de preparação e certificação de misturas gasosas de acordo com as normas internacionais aplicáveis.

O rigor das medições efetuadas e dos valores certificados das misturas gasosas é comprovado através da participação em projetos e em comparações internacionais, e está demonstrado pela aceitação e inclusão na base de dados do BIPM das Capacidades de Medição e Calibração (CMC) e também com a equivalência internacional das medições através do Acordo de Reconhecimento Mútuo (CIPM-MRA), para as misturas gasosas do IPQ.

Documento externo:

Mise en pratique for the definition of the mole in the SI

Conheça aqui os serviços de calibração disponíveis no Laboratório de Gases de Referência.

Reconhecimento Internacional

Os serviços de calibração listados estão abrangidos pelas Capacidades de Medição e Calibração registadas na base de dados do BIPM.

Carlos Costa

E-mail: ccosta@ipq.pt

Florbela Dias

E-mail: florbelad@ipq.pt