ENERGIA

As prioridades em infraestruturas de medição e novas capacidades metrológicas, devem estar enquadradas pela estratégia definida para a metrologia nacional, nas suas vertentes científica, aplicada e legal que considera claramente os objetivos de interesse nacional, de acordo com a missão e as atribuições deste Instituto, as quais são também alinhadas com a estratégia europeia, em particular com a definida pela Comissão Europeia e pela EURAMET, considerando as atividades I&D&I metrológica. A Energia é claramente uma dessas áreas prioritárias de interesse nacional por todas as implicações económicas e ambientais que a utilização energética acarreta.

Esta vertente inclui o desenvolvimento de ferramentas de Monitorização e Controlo de Redes Inteligentes de Distribuição e Armazenamento Energia; Rastreabilidade da rede de carregamento de veículos elétricos; Desenvolvimento de sensores dedicados aos veículos autónomos; Desenvolvimento de processos para a Produção e Conversão de Novas e Renováveis Fontes de Energia; Inovação Tecnológica e utilização Biocombustíveis.

Num dos projetos em que estamos envolvidos associado às lâmpadas LED, pretende-se demonstrar que o desempenho do produto +e importante no marcado da iluminação para manter a confiança dos consumidores. Para a iluminação baseada em LED os ensaios laboratoriais para avaliar desempenho estão detalhados em normas internacionais, mas no presente não existem procedimentos validados para alguns dos requisitos de medição. O projeto vai desenvolver diretrizes para produzir medições de iluminância e de distribuição de intensidade luminosa para LED, rastreadas e validadas. No final do projeto em 2023 os resultados irão alimentar diretamente normas relevantes que conduzirão a melhor comparabilidade e confiança dos consumidores para fontes de iluminação baseadas em LED.

Um dos objetivos do Green Deal Europeu é colocar a Europa num caminho mais sustentável através da redução do balanço de emissões de gases de estufa a zero até 2050. A futura rede European Metrology Network (EMN) on Clean Energy pretende apoiar os objetivos do Green Deal através de ações coordenadas para obter soluções metrológicas para as necessidades da sociedade e da indústria, abordando uma gama alargada de tópicos relacionados com a energia limpa, e que não são no presente abordados por outras redes, como sejam a geração e conversão energéticas, eficiência, armazenamento e transporte. Este projeto tem por objetivo apoiar o desenvolvimento desta rede (EMN) através da definição do seu âmbito e do foco no diálogo a longo prazo entre a comunidade metrológica e todo o campo de partes interessadas em energias limpas.