AMBIENTE

UNIPHIEDO Ambiente é uma área prioritária de interesse nacional, de acordo com a missão e as atribuições deste Instituto, as quais são também alinhadas com a estratégia europeia, em particular com a definida pela Comissão Europeia e pela EURAMET, considerando as atividades I&D&I metrológica.

É imperioso modernizar, automatizar e autonomizar os sistemas de medição existentes para fazer face aos desafios de maior exatidão, instrumentos multifunção, nano metrologia, e medições dinâmicas, para conseguir responder às necessidades da rede tecnológica nacional e enfrentar os desafios futuros da metrologia de forma célere e fiável. Pretendem-se melhores medições conducentes a modelos mais fiáveis para a monitorização e previsão de alterações climáticas e ambientais.

Dos tópicos mais relevantes incluem-se a Monitorização Atmosférica para o Diagnóstico da Qualidade do Ar; Alterações Climáticas e Controlo de Emissões Contaminantes e Poluentes; Estudos de Observação Terrestre para a Modelização Climática; Poluição Marítima; Estudos de pH e Salinidade;Tratamento de grandes quantidades de dados provenientes da disseminação de sensores de baixo custo e dados provenientes de satélites.

O LNM está inserido na rede europeia European Metrology Network (EMN) for Climate and Ocean Observation que foi estabelecida para melhorar o conhecimento dos processos de alterações climáticas através de observações de dados climáticos robustos e fiáveis para os decisores políticos e outras partes interessadas. A rede irá aplicar princípios metrológicos para a análise de dados de observação climática, encorajar colaboração, e adaptar os serviços de medição para fazer face à procura. Fundamentos metrológicos mais robustos associados a dados climáticos irão melhorar a modelação e reduzir a variância, ao mesmo tempo que as tecnologias de monitorização oceânica em infraestruturas existentes irão trazer melhores modelos e tomadas de decisão mais sustentadas.