O Laboratório de Eletricidade tem por missão a materialização, a manutenção e a disseminação das unidades elétricas de Tensão e Corrente Contínua, Tensão e Corrente Alternada, Resistência Contínua e Impedância, bem como o desenvolvimento e a implementação de novos métodos e capacidades de medição.
No âmbito da sua atividade tem por objetivo:
- Garantir a rastreabilidade das unidades que lhe estão atribuídas, possibilitando a sua disseminação a nível nacional;
- Participar ou coordenar projetos de I&D e comparações interlaboratoriais;
- Apoiar a metrologia legal.
Conheça os projetos em curso aqui.
Os domínios de atuação do Laboratório de Eletricidade e Magnetismo, para os quais possui reconhecimento internacional, são:
- Tensão DC, para a calibração de referências de tensão de valores discretos de até 10 V, divisores de tensão, calibradores e multímetros de elevada exatidão. Estes podem ser caracterizados nos seus intervalos de medição mais sensíveis, nomeadamente na determinação dos valores de ganho e linearidade;
- Tensões e Correntes Alternadas, em transferência AC-DC, no intervalo de frequência 10 Hz a 1 MHz até 100 V e até 20 A;
- Resistência DC, para a calibração de resistências, ohmimetros e calibradores no intervalo de 0,01 mΩ a 1 TΩ;
- Condensadores, para a calibração de padrões de referência entre 1 pF e 1 µF.
Em adiantada fase de obtenção do reconhecimento internacional:
- Correntes DC entre 200 fA e 10 A;
- Indutâncias;
- Tensões e correntes alternadas em valor absoluto.
O ampere, símbolo A, é a unidade de corrente elétrica do SI.
Define-se tomando o valor numérico fixado da carga elementar, e, igual a 1,602 176 634 × 10−19 quando expresso em C, unidade igual a A · s, sendo o segundo definido em função de ΔvCs.
Resistência DC e Efeito Hall Quântico
A unidade nacional de resistência DC é mantida através de um grupo de resistências-padrão de valor nominal 1 Ω e 10 kΩ, cuja rastreabilidade é obtida através de comparações internacionais, realizadas com o BIPM.
A implementação do efeito Hall quântico possibilita a materialização da unidade de resistência através de um padrão intrínseco, permitindo determinar a instabilidade e a deriva com o tempo de padrões convencionais e o valor da unidade no SI e a obtenção da rastreabilidade a Padrões Nacionais através da utilização do valor adotado para a constante de von Klitzing, Rκ = h/e² = 25 812,807 459 304 5 Ω.
Impedância
Capacidade: O conjunto de referência de Capacidade é baseado em condensadores-padrão de elevada exatidão, cujos valores são rastreados pelo BIPM, de dois em dois anos. É providenciado um serviço de calibração para condensadores-padrão com dielétricos de vários materiais, incluindo a sílica fundida, o azoto, o ar e a mica.
Indutância: A base nacional para a medição do Henry e seus submúltiplos usa como referência um conjunto de indutâncias-padrão, cuja calibração é realizada através de uma ponte automática capaz de assegurar reduzidas incertezas.
Consulte aqui os serviços de calibração do Laboratório de Eletricidade e Magnetismo.
Reconhecimento Internacional
Os serviços de calibração listados estão abrangidos pelas Capacidades de Medição e Calibração registadas na base de dados do BIPM.