ALCOOLIMETRIA

Um alcoolímetro é um instrumento usado para medir a concentração de etanol no sangue (TAS – Teor de Álcool no Sangue) através de uma análise ao ar expirado durante um sopro. A determinação quantitativa do etanol no ar expirado (TAE- Teor de Álcool no ar Expirado) é feita, em geral, por dois métodos analíticos distintos, através de célula eletroquímica, ou por absorção de infravermelho.

O princípio básico que sustenta a utilização dos alcoolímetros é o de que existe uma relação fisiológica entre a concentração de álcool no ar alveolar expirado (TAE) e a concentração presente no sangue (TAS). Assim, a concentração de álcool no ar expirado é diretamente proporcional à sua concentração no sangue, quando este passa pelos pulmões. Esta relação é função da constituição física média da população e não é idêntica em todos os países. Em Portugal, a conversão dos valores do teor de álcool no ar expirado (TAE) em teor de álcool no sangue (TAS) é baseada no princípio de que 1 mg de álcool por litro de ar expirado é equivalente a 2,3 g de álcool por litro de sangue: 1 mg/L (TAE) = 2,3 g/ L (TAS).

Embora os alcoolímetros sejam utilizados maioritariamente no controlo de alcoolemia nos condutores que circulam na estrada, existe um crescente número de empresas que os usam para garantir que os seus trabalhadores não estão sob o efeito de álcool quando realizam atividades as suas atividades profissionais.

A atividade do Laboratório de Alcoolimetria centra-se essencialmente na:

    • Calibração de Alcoolímetros de Despiste

Os alcoolímetros de despiste são usados principalmente por entidades policiais, industriais e hospitalares. Este tipo de alcoolímetro permite uma utilização prática e rápida e não está sujeito a controlo metrológico. Deve, no entanto, ser sujeito a calibração periódica. A calibração é feita usando o método de comparação e as medições são realizadas no intervalo de 0 g/L a 3 g/L de alcoolemia, com 1 a 5 concentrações, dependendo da aplicação do instrumento e da escolha do cliente. São usados materiais de referência certificados (MRC) de misturas gasosas de etanol em azoto. Estas misturas têm rastreabilidade aos padrões primários produzidos no IPQ. As frações molares destes padrões com unidade mol/mol serão transformadas em unidades g/L através de uma equação que utiliza a massa molar do etanol, a massa molar do azoto, a densidade do azoto e um fator de conversão específico de cada tipo de alcoolímetro.

    • Verificação de Alcoolímetros Evidenciais

Em Portugal, o controlo metrológico dos alcoolímetros evidenciais está regulamentado de acordo com a Recomendação OIML R 126, a qual contém um quadro regulamentar que define os erros máximos admissíveis (EMA) aplicáveis às diferentes operações de verificações metrológicas. A Portaria n.º 1556/2007, de 10 de dezembro, aprovou o novo Regulamento do Controlo Metrológico dos alcoolímetros, que atualiza o precedente Regulamento e inclui as inovações tecnológicas utilizáveis com estes instrumentos de medição.

O procedimento de verificação baseia-se no método comparativo através do qual a indicação do instrumento é comparada com o valor convencionalmente verdadeiro do gás de referência que fora submetido a análise no respetivo alcoolímetro, simulando desta forma o ar expirado. O gás de referência, designado por Material de Referência Certificado (MRC) é constituído por misturas binárias de etanol em azoto e apresenta-se em cinco concentrações distintas, abrangendo o intervalo de medição dos alcoolímetros em verificação. Para cada concentração em ensaio, são feitos ensaios de repetibilidade, com determinação do desvio-padrão do ensaio, erro e respetiva incerteza associada.

A mole, símbolo mol, é a unidade SI da quantidade de matéria. Uma mole contém exatamente 6,022 140 76 x 1023 entidades elementares. Este número é o valor numérico fixado da constante de Avogadro, NA, quando expresso na unidade mol-1 e é designado por «número de Avogadro».

A quantidade de matéria, símbolo n, de um sistema é uma medida do número de entidades elementares especificadas. Uma entidade elementar pode ser um átomo, uma molécula, um ião, um eletrão, ou qualquer outra partícula ou agrupamentos especificados de partículas.

Documento externo:

Mise en pratique for the definition of the mole in the SI

A rastreabilidade das medições e misturas gasosas preparadas ou certificadas é obtida através de padrões nacionais e internacionais, garantida pela utilização de equipamento rastreado às unidades SI e pela adoção de métodos de preparação e certificação de misturas gasosas de acordo com as normas internacionais aplicáveis.

O rigor das medições efetuadas e dos valores certificados das misturas gasosas é comprovado através da participação em projetos e em comparações internacionais, e está demonstrado pela aceitação e inclusão na base de dados do BIPM das Capacidades de Medição e Calibração (CMC) para misturas gasosas do IPQ.

Consulte os serviços do Laboratório de Alcoolimetria aqui.

Responsável: Carlos Costa

E-mail: ccosta@ipq.pt

Filipe Fernandes

E-mail: ffernandes@ipq.pt

Sandra Mendonça

E-mail: smendonca@ipq.pt