SAÚDE

A Saúde é uma área prioritária de interesse nacional, de acordo com a missão e as atribuições deste Instituto, as quais são também alinhadas com a estratégia europeia, em particular com a definida pela Comissão Europeia e pela EURAMET, considerando as atividades I&D&I metrológica.

Dos objetivos específicos do Laboratório Nacional de Metrologia (LNM) nesta área destacam-se: Assegurar a Rastreabilidade ao SI e a Comparabilidade dos Resultados de Diagnóstico e Terapêuticos; Monitorização Médica baseada em processamento digital de imagem (através de técnicas de IA); Aperfeiçoamento de Metodologias de Diagnóstico Quantitativo e Terapêutica; Desenvolvimento de novas Aplicações Metrológicas e Processos Biológicos; Personalização dos Cuidados de Saúde.

O projeto mais recente na área da saúde – MFMET – diz respeito aos micro fluidos, e trata de aspetos como o manuseamento de fluidos à escala do nano ao mililitro, tem aplicações muito importantes em análises químicas e biomédicas, e no entanto, existe uma carência reconhecidas de normas aplicáveis. A norma ISO/TC48/WG3 é aceite na normalização de componentes microfluídicos, interfaces e protocolos para testagem no controlo de microcaudal aplicado ao desenvolvimento e processo de fabrico (manufatura, ensaio e montagem) de equipamentos microfluídicos. Este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de normas que sejam aceites globalmente para micro fluidos e para a sua disseminação para utilizadores finais na indústria (saúde e farmacêutica) e academia.

Outro projeto em curso é o MeDDII que tem como objetivo o desenvolvimento de novas capacidades de medição dos LNM para a medição de caudais de valores menores que 100 nL/min, utilizando diferentes fluidos. Serão também desenvolvidos novos métodos de medição de caudal e caracterizados sistemas de perfusão. Irá ainda ser desenvolvido um novo chip padrão que permitirá assegurar a rastreabilidade de dispositivos órgãos -em-chip já utilizados em investigação de ponta. Este projeto tem uma relevância e um impacto na sociedade enormes. Este projeto irá permitir o desenvolvimento e harmonização das técnicas de calibração de vários instrumentos utilizados para administração de fármacos, nomeadamente bombas de insulina, seringas perfusoras e bombas peristálticas com o objetivo de reduzir do erro de medição associado a estes equipamentos e aumentado assim sua fiabilidade e precisão, diminuindo os riscos para os pacientes.