MEDD II

O projeto MeDDII tem como objetivo o desenvolvimento de novas capacidades de medição dos LNM para a medição de caudais de valores menores que 100 nL/min, utilizando diferentes fluidos. Serão também desenvolvidos novos métodos de medição de caudal e caracterizados sistemas de perfusão. Irá ainda ser desenvolvido um novo chip padrão que permitirá assegurar a rastreabilidade de dispositivos órgãos -em-chip já utilizados em investigação de ponta.

Este projeto tem uma relevância e um impacto na sociedade enormes. A qualidade da medição neste campo afeta diretamente os cuidados de saúde prestados á sociedade em geral. Este projeto irá permitir o desenvolvimento e harmonização das técnicas de calibração de vários instrumentos utilizados para administração de fármacos, nomeadamente bombas de insulina, seringas perfusoras e bombas peristálticas com o objetivo de reduzir do erro de medição associado a estes equipamento e aumentado assim sua fiabilidade e precisão, diminuindo os riscos para os pacientes.

O coordenador deste projeto que iniciou em junho de 2019 com duração de 3 anos é o IPQ. O projeto tem um orçamento de 1.7M€ e do qual fazem parte outros laboratórios primários como CETIAT, METAS, DTI, NEL, EIM, CMI, SP and KRISS. No consorcio estão igualmente presentes 2 fabricantes, 3 universidades, e um centro de investigação nacional, INESC.

Contacto para mais informações: Elsa Batista