EMUE

Advancing measurement uncertainty – comprehensive examples for key international standards

O documento essencial utilizado comumente para a avaliação das incertezas de medição, não só pelos laboratórios primários e secundários, e centros de investigação, mas igualmente pela generalidade da indústria, centros de inspeção e ensaio, é o Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement – GUM, editado pelo BIPM.

Este documento tem cerca de 25 anos com apenas algumas pequenas alterações pontuais ao longo deste período. É hoje claro para maioria dos institutos de metrologia e daqueles que trabalham na fronteira do desenvolvimento nestas matérias, que embora o documento permaneça atual e útil num grande número de aplicações, existem inúmeros problemas específicos de alguma complexidade, que a metodologia expressa naquele documento não é capaz de tratar convenientemente. Incluem-se nesta categoria os modelos não lineares, os problemas perto da fronteira física da medição, os modelos com mais do que uma mensurada, ou aqueles com distribuições não simétricas e não normais, para citar apenas alguns. Não obstante a generalidade dos utilizadores aplica a mesma abordagem também para estes casos não cobertos pela metodologia proposta no documento referido (GUM).

Com o propósito de tratar de forma estatisticamente adequada alguns dos problemas da medição mais complexos, ou que pelo menos não se encaixam nas hipóteses assumidas pelo GUM, a Euramet decidiu apoiar financeiramente um consórcio de LNM e entidades externas (stakeholders) para desenvolverem metodologias adequadas para avaliar as incertezas de medição em variadíssimos domínios, como sejam os micro caudais, ou o conforto térmico, os nano volumes,  a pluviosidade, a monitorização ambiental e tantos outros.

O projeto chama-se Advancing measurement uncertainty – comprehensive examples for key international standards (EMUE) e vai contribuir para a evolução do referido documento de 1993, exemplificando com os casos em que a abordagem do GUM não é válida, e dando informação sobre como decidir que abordagem implementar em cada caso. Os exemplos serão compilados num documento do BIPM, JCGM 110 do grupo de trabalho JCGM-WG1.

Contacto para mais informações: João Alves e Sousa