MAIBAI

Developing a Metrological framework for Assessment of Image-Based Artificial Intelligence systems for disease detection

Este projeto foi selecionado para financiamento na Call de 2022 do programa europeu EMPIR. Os objetivos deste projeto consistem em desenvolver uma estrutura metrológica para apoiar a uniformização em sistemas de imagens baseados em Inteligência Artificial (IA) para deteção de doenças. Utilizando o rastreio mamário como exemplo, o desempenho de ferramentas de IA, explicáveis e rastreáveis, será analisado tendo como suporte uma grande base de dados reais de imagens mamográficas, informando e recomendando um quadro de avaliação de IA global, uniforme e imparcial. Participam neste projeto 7 Institutos Nacionais de Metrologia, 1 Universidade e 4 parceiros da área da saúde.

O IPQ, do Laboratório Nacional de Metrologia (LNM), tem 3 laboratórios envolvidos neste projeto: o Laboratório de Tempo e Frequência, o Laboratório de Temperatura e o Laboratório de Massa.

Este projeto iniciou em setembro de 2023 e permitirá ao IPQ participar no desenvolvimento de novas ferramentas de validação de IA para diagnóstico por imagem.

Contacto para mais informações: Carlos Pires