MEMQuD

Memristive devices as Quantum Standard for Nanometrology

MEMQuDA revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI), em 2019, representou uma mudança histórica de paradigma para metrologia, tendo todas as unidades SI passado a ser definidas com base em constantes fundamentais da natureza.

Os dispositivos “memristive”, exibindo níveis de condutância elétrica quantizados, representam plataformas promissoras para a realização de padrões quânticos com capacidade de funcionarem à temperatura ambiente, materializando a aplicabilidade de um padrão baseado naqueles constantes. A possibilidade da sua realização à nanoescala, de operação a alta velocidade (na ordem dos ps) e da sua compatibilidade com a tecnologia CMOS, tornam estes dispositivos candidatos adequados para a sua aplicação em circuitos integrados, como padrões de resistência que possam suportar sistemas de autoajuste e autocalibração, na mais variada instrumentação de medida, e assegurando uma cadeia de rastreabilidade direta.

MEMQuDO objetivo fundamental deste projeto consiste precisamente no estudo das propriedades electroquímicas e otimização do funcionamento de dispositivos “memrsitive” à nanoescala, com capacidade de operar à temperatura ambiente, com vista ao desenvolvimento de um padrão quântico de resistência elétrica.

MEMQuDO IPQ participa neste projeto, como líder do Work Package 3, através do seu Laboratório de metrologia elétrica e em colaboração o INESC-MN, e irá estar particularmente envolvido na caracterização metrológica dos dispositivos fabricados e caracterizados nos Work Package 1 e 2, na identificação da otimização das condições elétricas da operação destes dispositivos, de modo a encontrar níveis de condutância estáveis e reprodutíveis, na modulação da sua incerteza de medição e na criação de um protótipo demonstrativo das funcionalidades metrológicas pretendidas.

O consórcio deste projeto é formado por 5 Laboratórios Nacionais de Metrologia (IPQ, Portugal; INRIM, Itália; PTB, Alemanha; Tubitak, Turquia e VTT, Filândia) e 10 institutos de investigação europeus na área da nanoteconologia e microeletrónica, nos quais se integra o instituto nacional INESC-MN. Este projeto irá decorrer por um período de 3 anos (2021-2024) tendo como contribuição total da União Europeia cerca de 1,7 M€.

Website do projeto.

Contacto para mais informações: Vitor Cabral