Metrology Support for Carbon Capture Utilisation and Storage

Este projeto, financiado pela EURAMET, agrega um consórcio composto por 21 parceiros, 7 Institutos Nacionais de Metrologia e 14 entidades, entre elas, Universidades, Centros de Investigação e Indústria.

O European Commission’s Green Deal tem como objetivo alcançar a neutralidade de carbono até 2050, com a captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) apontada como uma prioridade. O CCUS começa por remover o CO2 das emissões antes da libertação. O gás pode então ser armazenado permanentemente ou reutilizado na indústria. No entanto, o CCUS não é 100 % isento de emissões. Alguns produtos reemitirão CO2 ao longo do tempo e as fugas são um fator importante. Atualmente, não existem equipamentos com rastreabilidade para calibrar medidores de fugas de CO2 para toda a gama de condições CCUS, e as técnicas existentes para monitorizar fugas não estão validadas. São necessários novos métodos para quantificar as emissões de CO2 provenientes de fontes de energia alternativas (por exemplo, biogás) para apoiar os objetivos do Green Deal, e a reemissão dos produtos CCUS ao longo do tempo também não foi caracterizada, o que levou a uma falta de compreensão do ciclo de vida completo do CO2.

O projeto MetCCUS tem como objetivo desenvolver uma infraestrutura metrológica que permita monitorizar e detetar fugas de dióxido de carbono em processos energéticos, industriais e em redes de transporte. Tem também como objetivo promover a utilização da remoção de dióxido de carbono, permitindo a captura, utilização e armazenamento, apoiando uma melhor compreensão do ciclo de vida do dióxido de carbono. A contribuição do LGR para o projeto MetCCUS concentra-se na preparação de misturas gasosas multicomponente com o objetivo de melhorar a exatidão, fiabilidade e rastreabilidade das medições metrológicas de carbono. Os materiais de referência certificados (MRC) preparados permitem a medição de impurezas no CO2 com rastreabilidade metrológica, fornecendo apoio à validação de métodos e à calibração de instrumentação utilizada em processos de captura de carbono.

Contacto para mais informações: Florbela Dias