NEWSTAND

New Calibration Standards and Methods for Radiometry and Photometry After Phaseout of Incandescent Lamps

Este projeto é financiado pela European Partnership on Metrology (EPM), co-financiado pelo Horizon Europe Research and Innovation Programme da União Europeia e pelos Estados Participantes, tendo o número de subvenção (grant number): 22IEM05. Coordenado pela Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), o Instituto Nacional de Metrologia (NMI) da Alemanha, o projeto, começado a 1 de junho de 2023, com uma duração de 36 meses, é um consórcio de 14 NMI ou Institutos Designados (DI), 1 instituto de investigação científica e 2 sociedades industriais.

Para ter um conhecimento o mais exato possível da irradiância espectral de fontes de luz ópticas, a rastreabilidade metrológica às unidades de medida do Sistema Internacional de Unidades (SI) tem de ser garantida. Ora, a calibração de instrumentos de medição espectrorradiométrica baseada em lâmpadas incandescentes padrões de transferência tem de ser adaptada à eliminação progressiva da produção das fontes de iluminação incandescente. Assim, este projeto visa a fornecer fontes padrão de iluminação de transferência de substituição que sejam adequadas e acessíveis, bem como procedimentos alternativos para a transferência baseada em detetor da unidade de irradiância espectral no intervalo espectral desde o ultravioleta-visível até ao infravermelho próximo (UV VIS NIR). Finalmente, o projeto pretende estabelecer uma infraestrutura metrológica europeia integrada em torno desta unidade radiométrica fundamental.

Os objetivos específicos do projeto são:

Desenvolver novas fontes padrão de transferência para irradiância espectral, baseadas em novos dispositivos, como fontes de LED de banda estreita e de banda larga, esferas integradoras revestidas com corante radiante, fontes de luz de plasma acionadas por laser (LDLS) e lasers de banda larga de luz branca, para substituir os atuais padrões de transferência.

Desenvolver novos métodos para permitir a rastreabilidade baseada em detetores de medições de irradiância espectral como uma alternativa à disseminação da unidade baseada em lâmpadas incandescentes.

Demonstrar a aplicabilidade metrológica das novas fontes e métodos padrão, desenvolvidos nos objetivos 1 e 2, para aplicações espectrorradiométricas envolvendo medições de irradiância espectral, em pelo menos 3 locais de utilizadores finais com incertezas totais de medição tão baixas quanto 1 % (k = 2).

Desenvolver guias de boas práticas para a utilização das fontes de luz padrão de transferência recentemente desenvolvidas, para a seleção de espectrorradiómetros como instrumentos padrão de transferência e os respetivos procedimentos de calibração, e para a utilização do digital twin dos espectrorradiómetros de matriz calibrada.

Demonstrar o estabelecimento de uma infraestrutura metrológica europeia integrada e facilitar a adoção da tecnologia e da infraestrutura de medição desenvolvidas no projeto pela cadeia de fornecimento de medição (laboratórios de calibração e ensaios), organizações de desenvolvimento de normas (por exemplo, a Divisão 2 da Comissão Internacional da Iluminação, CIE), comités técnicos de metrologia (com a EURAMET TC PR e o CCPR) e utilizadores finais (fabricantes e utilizadores de espectrorradiómetros).

Contacto para mais informações: Olivier Pellegrino