Tracing Micro and NanoPlastics in Food and Environment

Este projeto, financiado no âmbito da European Partnership on Metrology (EPM), teve o seu início em 1 de outubro de 2022, tem uma duração de 36 meses e abrange um consórcio de 23 participantes entre NMI/DIs, universidades, empresas ligadas ao setor alimentar e fabricantes de equipamentos para laboratório.

Tem como objetivo principal atender à necessidade urgente de desenvolvimento e harmonização de métodos para a identificação química, caracterização física e quantificação de pequenos micro/nanoplásticos (SMPs/NPs) em alimentos, água potável, e demais matrizes ambientais (solos e oceano), conforme exigido pela Plano de Ação de Economia Circular da UE e pela estratégia europeia para os plásticos.

Neste contexto, serão desenvolvidas, otimizadas, comparadas e harmonizadas metodologias analíticas conducentes ao estabelecimento da rastreabilidade metrológica das medições através de estudos robustos de validação. Serão desenvolvidos durante o projeto, novos materiais de referência de SMP/NP e ambientalmente relevantes. A cooperação internacional com as principais partes interessadas em todo o mundo será considerada a base para uma rede europeia de metrologia.

Contacto para mais informações: Raquel Quendera