rhoLiq

rhoLiqEste Projeto refere-se ao estabelecimento da rastreabilidade metrológica das medições de massa volúmica de líquidos, do qual o IPQ é coordenador (Andreia Furtado). O consórcio do projeto conta 11 Institutos Nacionais de Metrologia (financiados) (IPQ, Portugal; BEV-PTP, Áustria; BRML, Roménia; CMI, República Checa; DMDM, Sérvia; GUM, Polónia; IMBiH, Bósnia e Herzegovina; JV, Noruega; TUBITAK, Turquia e INM-MD, Moldávia) e 1 parceiro da indústria (não financiado) (Anton Paar, Áustria).

Decorreu pelo um período de 4 anos (de maio 2018 a abril 2022) tendo como contribuição total da EU de cerca de 0,5 M€ (para o IPQ 46.5 K€).

Os objetivos específicos do projeto prenderam-se com a implementação/desenvolvimento das capacidades nacionais de medição em metrologia de massa volúmica de líquidos em países emergentes e menos experientes na matéria (como é o caso de Portugal) com o apoio de Institutos Nacionais de Metrologia mais especializados (como é o caso do PTB, do BEV-PTP e do GUM) e ainda com estabelecimento do grau de equivalência das medições de massa volúmica de líquidos através da realização de comparações interlaboratoriais, permitindo a obtenção de CMC.

Deste projeto resultaram ainda um Guia de Boas Prática para a medição de massa volúmica na Indústria e 3 Guias EURAMET (em fase de revisão e discussão pelos pares).

Consulte aqui mais informações sobre o projeto.